Depois de vários deslizes na corrida à fase final do Campeonato do Mundo, que se vai disputar no Brasil, Hugo Almeida alertou para a importância do encontro marcado para 07 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa: «Se quisermos ir ao Mundial é este o jogo que temos de vencer».

«Temos de estar preparados para vencer, mas também temos de estar preparados para sofrer. Desde o início que sabemos as dificuldades que vamos ter, mas estamos cá para trabalhar e dar a volta a essa situação. Estamos confiantes», disse o avançado, de 28 anos, antes do início do treino da equipa lusa no Estádio Nacional, em Oeiras.

Hugo Almeida avisou que para vencer e manter Portugal na rota do Mundial «a única receita é fazer golos», apesar de os russos não terem qualquer golo sofrido nos quatro jogos já realizados, lamentado o "azar" de a equipa lusa teve no encontro realizado em Moscovo, onde perdeu por 1-0.

«No jogo da primeira volta tivemos um bocado de azar. Estamos todos a lutar pelo mesmo objetivo que é ir ao Mundial. Sabemos que a Rússia é uma equipa bastante complicada, que tem grandes jogadores, mas penso que se nós estivermos bem é difícil conseguirem vencer-nos», observou.

O avançado dos turcos do Besiktas não acredita que Portugal reedite no próximo jogo o resultado da última receção aos russos, em que goleou por 7-1, lembrando que a "equipa das quinas" também já teve jogos em que tudo lhe correu mal e pedindo por isso «o apoio de todos os portugueses» para o decisivo confronto do Estádio da Luz.

Com as três lesões que sofreu desde janeiro já ultrapassadas, Hugo Almeida está confiante de que poderá contribuir para uma vitória de Portugal, apesar de ter desvalorizado a luta pela titularidade com Hélder Portiga, um dos nove jogadores que só se apresentarão no estágio da seleção na próxima segunda-feira, por estarem a disputar o campeonato espanhol.

O ponta-de-lança rejeitou que os jogadores da seleção russa possam ser penalizados pela festa em que participaram antes do início do estágio para o jogo de Lisboa, defendendo que «por vezes é importante desanuviar de uma longa época, com muito esforço e pressão psicológica».

A seleção orientada por Paulo Bento recebe a Rússia a 07 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com início às 20h45 horas, que assume caráter decisivo para o objetivo de marcar presença na fase final do Campeonato do Mundo de 2014, que se vai realizar no Brasil.

Portugal ocupa a terceira posição do grupo F, em igualdade pontual com Israel, ambos com menos um ponto do que a Rússia, onde a equipa lusa já perdeu, por 1-0, e a líder da "poule", que conta por vitórias os quatro jogos realizados, tem ainda menos duas partidas disputadas.