A seleção portuguesa de futebol defronta na terça-feira a Bélgica, num particular já marcado pelos recentes atentados de Bruxelas e que promete ser um dos testes mais difíceis antes da fase final do Euro2016.

Depois do inesperado desaire com a Bulgária (1-0) na sexta-feira, Portugal vai regressar a Leiria, desta vez para defrontar o atual líder do 'ranking' mundial e uma das seleções que mais ganhou 'estatuto' nos últimos anos, no segundo de cinco testes para o próximo Europeu, que vai decorrer em França.

O duelo estava inicialmente marcado para Bruxelas, mas os atentados terroristas que ocorreram na capital belga, que fizeram 31 mortos e mais de 300 feridos, levaram à mudança de local do jogo para o Estádio Municipal da Leiria.

Será a primeira vez que a seleção belga vai atuar depois dos incidentes de Bruxelas, num jogo em que é esperada uma elevada presença das forças de segurança e em que, personalidades como o Presidente de República, Marcelo Rebelo de Sousa, já confirmaram que estarão presentes.

Portugal vai entrar em campo 'ferido' depois da derrota com os búlgaros, num encontro em que a formação das 'quinas' desperdiçou mais de uma dezena de claras oportunidades de golo, incluindo uma grande penalidade falhada por Cristiano Ronaldo.

É esperado que Fernando Santos faça algumas alterações no 'onze', sendo provável que Rui Patrício regresse à baliza (Anthony Lopes foi o escolhido com a Bulgária) e que Danilo, Danny e Bernardo Silva apareçam de início.

Ainda a recuperar de uma gripe, Ricardo Carvalho continua em dúvida, assim como André Gomes, que chegou ao estágio da seleção nacional com alguns problemas físicos.

Do lado da Bélgica, Eden Hazard é a grande baixa na equipa de Marc Wilmots, assim como Vincent Kompany, Kevin de Bruyne e Jan Vertonghen.

Mesmo assim, Portugal vai ter pela frente jogadores como o guarda-redes Courtois, o médio Axel Witsel (ex-Benfica) e o avançado Romelu Lukaku.

Na fase de apuramento para o Euro2016, a seleção belga venceu o grupo B com 23 pontos, tendo sofrido apenas uma derrota, no País de Gales, por 1-0.

No Campeonato da Europa, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho em França, Portugal vai disputar o grupo F com Áustria, Islândia e Hungria.