A seleção portuguesa de futebol procura na segunda-feira perante a Albânia ‘vingar' a derrota sofrida há exatamente um ano em Aveiro e somar a quinta vitória consecutiva no Grupo I de qualificação para o Euro2016.
Em caso de triunfo em Elbesan, e se a Dinamarca sair derrotada horas antes na Arménia, Portugal pode já festejar a qualificação direta para o Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.
Contudo, a tarefa não promete ser fácil, já que a Albânia ainda não somou qualquer desaire no Grupo I e vem de um importante e motivador empate a zero no terreno dos dinamarqueses.
Depois de ter falhado os últimos dois jogos oficiais (Sérvia e Arménia) devido a castigo, o selecionador Fernando Santos vai regressar ao banco de suplentes e no relvado orientar uma equipa lusa que se vai apresentar com muitas baixas, sobretudo no meio campo.
João Moutinho, William Carvalho e Fábio Coentrão (que estava a ser utilizado nesse setor), devido a lesão, e Tiago, que foi expulso no jogo na Arménia e terá que cumprir um jogo de castigo, são ausências importantes.
Na defesa, Bruno Alves abandonou o estágio, também devido a problemas físicos, e foi rendido pelo sportinguista Paulo Oliveira.
Portugal vai defrontar a Albânia três dias depois de ter perdido com a França, por 1-0, num particular realizado no Estádio José Alvalade. Foi o 10.º desaire consecutivo face aos gauleses, num ciclo de mais de 40 anos.
Nesse jogo, Fernando Santos, que sofreu a sua segunda derrota como selecionador luso (a primeira também tinha sido com os gauleses) apostou num meio campo totalmente renovado, com Danilo Pereira, João Mário e Adrien Silva (nenhum foi titular até agora), um cenário que se poderá repetir.
Portugal lidera o Grupo I de qualificação para o Europeu do próximo ano, que se vai disputar em França, com 12 pontos, mais um que a Dinamarca (mais um jogo) e Albânia, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
O Albânia-Portugal, que se vai realizar na cidade de Elbasan, a cerca de 50 quilómetros da capital, está agendado para segunda-feira, às 20h45 locais (19h45 em Lisboa) e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.
Comentários