A estreia de Nélson Semedo na seleção portuguesa elevou para onze o número de jogadores com ascendência cabo-verdiana que optaram pela formação lusa em vez dos "tubarões azuis". A seleção crioula tem vindo a subir no ranking FIFA, esteve nos últimos dois campeonatos africanos das Nações e perto do Mundial2014 mas continua sem convencer os melhores jogadores a representar o país.

Muitos já foram convidados mas optaram por aguardar por uma chamada de uma seleção do país europeu que podem representar, como são os casos dos "portugueses" Hernâni (FC Porto/Olympiakos), Ricardo Pereira (FC Porto/Nice) dos "holandeses" Lerin Duarte (Heerenveen da Holanda), Jerson Cabral (FC Twente).

Todas estas indecisões fazem com que Rui Águas não possa ter uma seleção mais forte mas o selecionador cabo-verdiano espera guiar a equipa até ao Mundial2018, algo que poderia ajudar a convencer os jogadores a optarem pela seleção africana em detrimento das europeias.

Portugal tem sido o país que mais beneficia dos "tubarões" que fogem das "redes" crioulas. Até agora, Portugal "roubou" onze talentos a Cabo Verde. O primeiro foi o malogrado Carlos Alhinho, numa altura em que Cabo Verde ainda fazia parte do território português. Alhinho estreou-se na seleção A de Portugal 28 de março de 1973, num empate frente a Irlanda do Norte (1-1).

Mas não foi só Portugal a "pescar tubarões" nas ilhas. O paí de Henrik Larson, ícone do futebol sueco, é cabo-verdiano, pelo que o antigo craque do Barcelona também poderia ter representado os crioulos. Patrick Vieira, que comandou o meio-campo do Arsenal e da seleção francesa, também é filho de cabo-verdianos, tal como o guarda-redes Tony Silva que optou por representar o Senegal. Ou mesmo Gelson Fernandes, primo de Manuel Fernandes que joga na seleção da Suiça ao lado de outro cabo-verdiano, Adilson Cabral. Na atual seleção do Luxemburgo há três jogadores com raízes no arquipélago: os defesas Marvin Martins e Ricardo Delgado e o médio Christopher Martins, todos eles jovens que já nasceream no Grão-Ducado do Luxemburgo.

FOTOS: Jogadores cabo-verdianos que representaram outras seleções