O defesa da Atalanta Andrea Masiello, e oito dos seus antigos colegas no Bari, foram detidos por suspeitas de envolvimento em mais um escândalo de apostas e viciação de resultados, anunciou hoje a Federação Italiana de Futebol.
Detenções que a federação apelidou de «desenvolvimentos sensacionais», prometendo tomar «uma ação rápida» contra os jogadores detidos, caso sejam considerados culpados.
«Haverá tolerância zero e uma ação rápida através da justiça desportiva, para limpar e identificar todos os responsáveis», acrescentou o presidente da federação, Giancarlo Abete.
Nove partidas do Bari na liga italiana de futebol 2010/2011 estão a ser investigadas, incluindo a derrota no “derby” com o Lecce (2-0), que permitiu a manutenção da equipa giallorossi, numa fase da época em que a despromoção do Bari já estava consumada.
Em comunicado, o juiz Giovanni Abbattista revelou que, no final da temporada passada, vários futebolistas do Bari «já se encontravam mais ou menos 'no mercado', não no sentido futebolístico, referente à compra e venda de jogadores no verão, mas sim no significado mais baixo do termo».
Os outros jogadores detidos são Daniele Portanova, Alessando Parisi, Simone Bentivoglio, Abdelkader Ghezzal, Marco Rossi, Marco Esposito, Nicola Belmonte e António Bellavista.
Desde a primeira vaga de 16 detenções realizadas em junho de 2011, mais de 30 pessoas já foram presas, incluindo os antigos capitães da Atalanta, Cristiano Doni, e da Lazio, Giuseppe Signori.