O Empoli, com o lateral esquerdo português Mário Rui a titular, garantiu hoje uma vaga na Liga italiana de futebol ao vencer o Pescara por 2-0, em jogo da 42.ª e última jornada da Série B.
A equipa da Toscânia chegou à vitória com golos de Di Francesco (na própria baliza, aos 70 minutos) e Tavano (74), conseguindo assim terminar a Serie B em segundo, apenas atrás do Palermo, que alcançou a subida há cinco jornadas.
O Empoli regressa assim à elite do futebol italiano, que deixou na época 2007/08 ao descer de divisão, e depois de ter falhado esse objetivo na época passada, derrotado pelo Livorno no “play-off”.
Na equipa orientada por Maurizio Sarri foi determinante a dupla de avançados, constituída por Francesco Tavano, autor de 22 golos em 35 jogos, e Massimo Maccarone, conhecido por “Macca”, que marcou 15 golos em 34 partidas.
O Empoli conta, também, com um defesa francês, Vincent Laurini e com um Ronaldo, o médio brasileiro Popeu Da Silva Ronaldo, que jogou apenas cinco partidas esta época.
Entretanto, o Palermo já tinha assegurado a subida, uma época após a sua descida, e a terceira e última vaga será discutida num “play-off” entre seis equipas, o Latina, de cujo plantel faz parte o português Fábio Nunes, o Cesena, o Modena, o Crotone, o Bari, do avançado português João Silva, e o Spezia.