O Parma acabou de regressar ao convívio com os grande de Itália, mas pode estar em risco de ver a promoção à Serie A ser anulada.

O novo clube de Bruno Alves pode ser punido com a perda de dois pontos, punição que seria suficiente para que o Palermo, clube quarto classificado na época 2017/18 e que perdeu a final do play-off com o 3.º classificado Frosinone, subisse de divisão.

A procuradoria federal de Itália sugeriu esta sanção depois de ter detetado uma troca de mensagens entre o avançado Emanuele Calaiò (Parma) e dois jogadores do Spezia, entre eles o defesa Filippo De Col, antes do duelo entre as duas equipas a 19 de maio, a contar para a última jornada da Serie B.

Nas mensagens que contêm "ilícitos desportivos", o avançado de 36 anos pedia-lhes para não se esforçarem muito num jogo que daria a subida ao Parma.

O organismo judicial sugeriu que, em alternativa à penalização de dois pontos, fosse aplicada ao Parma uma sanção de seis pontos a deduzir nesta época na Serie A, opção que permitiria ao clube de Bruno Alves manter-se no escalão principal, embora começasse a época com seis pontos negativos.

Emanuele Calaiò que arrisca uma multa de 50 mil euros e o impedimento de jogar futebol nos próximos quatro anos referiu que nunca fez nada de errado. "Sempre fui um exemplo para os mais novos. Estou aqui por causa de três estupidas e inofensivas mensagens na brincadeira que nunca tiveram um segundo objetivo."

Notícia atualizada às 13h18