Cerca de 5000 pessoas marcaram hoje presença, em Bergamo, no funeral do futebolista italiano Piermario Morosini, vítima de ataque cardíaco no passado sábado, durante o jogo da segunda divisão italiana entre o Livorno e o Pescara.

As ruas em torno da igreja de San Gregorio Barbarigo ficaram completamente preenchidas enquanto decorria a cerimónia, que foi transmitida para o exterior através de um ecrã gigante.

Família, amigos e colegas do jogador que representava o Livorno estavam entre as cerca de 500 pessoas no interior da igreja, enquanto os adeptos do clube local Atalanta envolveram-se nas bandeiras do clube nos degraus.

Entre os presentes estiveram o selecionador de Itália, Cesare Prandelli, o selecionador de Itália de sub-21, Ciro Ferrara, o treinador do Parma, Roberto Donadoni, o presidente da Federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abete, e a namorada de Morosini, Anna.

O padre que presidiu a cerimónia, Luciano Manenti, lamentou igualmente a morte dos pais de Morosini, de 25 anos, e do seu irmão (que se suicidou) acrescentando que o jovem se juntará agora a eles.

«Vieste desta terra e nós somos pessoas desta terra. Serias tu a agradecer primeiro àqueles que te fizeram, o teu pai e a tua mãe. Sem eles não serias quem és e nós não seríamos quem somos», disse o sacerdote.

Após a autópsia realizada na segunda-feira, a causa exata da morte continua por determinar.