Marco Materazzi nunca escondeu a sua admiração por José Mourinho, por quem foi treinado no Inter de Milão, ficando para a posteridade as imagens do antigo defesa internacional italiano em lágrimas quando soube que o português ia deixar os 'nerazurri' para rumar ao Real Madrid, depois de levar a formação italiana ao título europeu.

Mourinho celebra o seu 60º aniversário na próxima quinta-feira e, este sábado, Materazzi deixou uma sentida mensagem de parabéns antecipados a Mourinho, numa carta publicada na revista SportWeek, que acompanha a Gazzetta dello Sport.

"Alguns dizem que aos 60 anos começamos a ficar velhos. Faz-me rir. Talvez mais cedo ou mais tarde também tu ficarás velho, e não tenho tanta certeza, mas ainda és demasiado inteligente e esperto para seres enganado pelos anos. Nunca enganaste ninguém, excetuando aqueles que mereciam", começa por escrever o antigo defesa.

"Lembro aquela vez que me deste um raspanete por ter deixado o treino e deixado a equipa em inferioridade numérica quando a peladinha ainda não tinha terminado. Mudaste as nossas mentes, o nosso modo de trabalhar, a nossa carreira e até a nossa vida. Só cometeste um erro…treinaste-nos pouco tempo. Juntos, quem sabe quanto poderíamos ter vencido", continua Materazzi, aludindo à tal saída de Mourinho para o Real.

"Não nos tramaste quando saíste para o Real Madrid, porque és assim e tenho a certeza de que continuas a ser assim, mesmo com 60 anos. Tens sempre de ter uma chama acesa dentro de ti. Um feliz aniversário, José. E se, por acaso, alguém gozar contigo dizendo que estás velho, olha para ele como olhavas para nós quando te deixávamos zangado e diz-lhes que te vais retirar quando decidires, como sempre fizeste em tudo", termina Materazzi.