Um grupo de adeptos italianos criou uma petição onde propõe que o título de campeão da Serie A desta temporada seja atribuído à Atalanta. O clube de Bergamo, uma das regiões de Itália e do mundo mais afetada pelo novo coronavírus, ocupa o quarto lugar da tabela, atrás de Juventus, Lázio e Inter, mas ostenta o melhor ataque da competição. A Serie A foi interrompida à 26ª jornada.

Na Liga dos Campeões, o Atalanta deslumbrou na eliminatória dos oitavos de final com o Valência e está já apurado para os quartos de final.

De acordo com os signatários da petição, perante a perspetiva cada vez mais real de a temporada não vir a ser concluída, o Atalanta seria quer pelo que mostrou em campo, quer em jeito de homenagem à cidade, um digno campeão.

"A pandemia de covid-19 parou o campeonato e, atualmente, parece impossível que seja retomado. Entre as possibilidades avançadas há a de não ser entregue o título de campeão 2019-2020 a nenhuma equipa. A nossa proposta é que seja entregue o 'Scudetto' à Atalanta, seja pelos méritos desportivos mostrados em campo nos últimos anos, seja como homenagem à cidade de Bergamo, símbolo de uma Itália que sofre devido ao coronavírus", lê-se na petição.

A petição foi  criada na plataforma 'Change.org' e conta já com vários apoiantes. Só na cidade de Bergamo o número de vítimas mortais por COVID-19 ronda os 4500 e na região ascende aos 8000. A Atalanta, note-e, nunca na sua história conquistou a Serie A.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.