O avançado português Rafael Leão esteve hoje em destaque no triunfo forasteiro do AC Milan em Verona (3-1), na 36.ª jornada da Liga italiana de futebol, que devolveu a liderança à equipa milanesa a duas rondas do fim do campeonato.

Depois de Faraoni abrir o marcador para a equipa da casa, aos 38 minutos, o extremo português foi determinante, com duas assistências para Tonali consumar a reviravolta: primeiro, aos 45+3, com uma finta e cruzamento rasteiro já dentro da área que foi ‘meio golo’ para o médio, que voltou a marcar, aos 50, após nova arrancada pela esquerda de Leão.

Aos 87, o substituto Florenzi fez o 3-1 final em casa do Verona, que hoje teve Miguel Veloso no banco e é nono, dizendo adeus a qualquer hipótese de chegar às competições europeias.

Além das assistências, Leão foi um dos mais inconformados durante o jogo, com vários lances de perigo, um deles para defesa apertada de Montipo, aos 65, acabando substituído aos 84 para a entrada do sueco Ibrahimovic.

Com este resultado, a equipa de Stefano Pioli volta à liderança, com 80 pontos, e procura confirmar nas últimas duas rondas da Serie A um título que lhe foge há 11 anos, depois de o Inter Milão, vizinho, rival e campeão em título, ter chegado aos 78 pontos na sexta-feira, contra o Empoli (4-2).

Antes, o 20.º e último Veneza pôs fim a 10 jogos seguidos a perder com um triunfo por 4-3 contra o Bolonha, no qual Nani foi suplente não utilizado, mantendo viva, mesmo que improvável, a luta pela manutenção: quando faltam disputar seis pontos, está cinco abaixo da ‘linha de água’.

A 17.ª classificada Salernitana, por seu lado, não perde há seis jogos e soma 30 pontos, sendo a primeira acima da zona de despromoção, mas hoje perdeu a hipótese de aumentar a distância na receção ao Cagliari, 18.º com 29, que, a jogar com menos um desde os 73, marcou ao sexto minuto de descontos para ‘forçar’ uma igualdade a uma bola.

A Atalanta, sétima classificada, foi a casa do Spezia vencer por 3-1 e igualar provisoriamente a Roma no sexto lugar, com 59 pontos, somando o quarto jogo seguido sem perder.

A equipa de José Mourinho, que se apurou para a final da Liga Conferência Europa, entra em campo na segunda-feira em casa da Fiorentina, oitava classificada, e quererá pôr fim a uma série de três jogos seguidos sem ganhar na Serie A.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.