A cidade de Milão anima-se sempre que acontece mais um 'Derby della Madonnina'. Este domingo, Milan e Inter voltam a estar frente a frente em mais um duelo histórico, na 23.ª jornada da liga italiana.
A rivalidade entre 'rossoneri' e 'nerazzurri' é bastante antiga e promete continuar a dividir a cidade e Itália. A partida de domingo será o 228.º confronto entre os dois emblemas, onde o Inter leva a melhor com 85 triunfos contra os 74 do Milan. Pelo meio, registaram-se 68 empates.
O histórico de duelos é renhido, tal como o número de golos. o Inter conta com 312 golos marcados, mais 18 do que o rival. O último jogo ainda está fresco na memória, tendo em conta que aconteceu a 6 de janeiro de 2025. Mais uma vez, as equipas de Milão foram as protagonistas da final da Supertaça italiana e a vitória sorriu ao Milan. Após uma reviravolta épica, sentenciada aos 90', Sérgio Conceição levantou pela primeira vez um troféu pelos 'rossoneri', naquele que foi o reencontro com uma equipa que bem conhece.
Jogadores portugueses que representaram AC Milan e Inter Milão
Ao longo da história foi existindo sotaque português com vários jogadores lusos a abrilhantarem um dos dérbis mais mediáticos do mundo. Uns ainda no ativo, outros não, e um deles que estará no banco a liderar uma das formações. Entre nomes como Rui Costa, Paulo Futre, Paulo Sousa e Rafael Leão, o destaque vai para Sérgio Conceição.
O português já esteve nos dois lados da barricada, tendo sido jogador no Inter e agora treinador no Milan. Nas temporadas 2001/02 e 2002/03, Conceição foi um autêntico 'nerazzurri', ainda que não tenha sido o clube em Itália onde tenha sido mais feliz. Nas duas épocas, entre lesões e desilusões ficou sempre à porta da glória que tentou alcançar. Assinalou 65 jogos e fez o gosto ao pé por duas vezes.
Antes da final da Supertaça de Itália, o técnico de 50 anos falou sobre como seria reencontrar a antiga equipa e garantiu que apesar de respeitar os clubes pelos quais passou enquanto jogador, "defrontar o Inter é só mais um jogo".
Rafael Leão completa a dupla lusa que vai estar presente no clássico do futebol italiano, naquele que será o seu 18.º jogo frente ao grande rival.
Momento de forma
Os dois clubes vão a jogo em circunstâncias distintas, até porque um venceu e outro saiu derrotado na última partida. O Milan teve uma noite desastrosa na última jornada da Liga dos Campeões com uma derrota diante do Dinamo Zagreb, que impediu que a equipa do treinador português tivesse o apuramento direto garantido. Para a Serie A, nos últimas quatro rondas e já com Sérgio Conceição ao leme, o Milan tem uma derrota frente à Juventus, um empate contra o Cagliari e duas vitórias (Como e Parma).
Em contrapartida, o Inter de Milão apresenta um registo bem mais consistente, de tal forma que o último desaire foi frente ao Milan na Supertaça italiana. Nos últimos seis duelos, os 'nerazzurri' apenas sofreram um empate diante do Bolonha. No campeonato, o Inter é segundo classificado e mantém-se colado ao topo da tabela. Atualmente, têm 50 pontos e estão a três do líder Nápoles. Têm, de longe, a equipa mais goleadora com 55 tentos, enquanto o Milan soma 32 golos.
O conjunto de Conceição precisa de ganhar mais para que possa chegar aos lugares de acesso a competições europeias, já que está na sétima posição a dois pontos da Fiorentina que ocupa o lugar de play-off para a Liga Conferência.
Comentários