A Udinese igualou hoje o AC Milan no comando provisório da Liga italiana de futebol, depois da vitória (1-0) na visita ao Inter de Milão, em jogo da 14.ª jornada que teve duas grandes penalidades desperdiçadas nos últimos minutos.

O chileno Maurício Isla foi o autor do único golo do encontro no Giuseppe Meazza, aos 73 minutos, mas o desfecho poderia ter sido diferente se Di Natale e Pazinni não tivessem falhado a conversão dos castigos máximos.

Aos 89, Di Natale permitiu a defesa ao guarda-redes brasileiro Júlio César, que impediu que a Udinese, em vantagem numérica após a expulsão de Zanetti, que cometeu o castigo máximo, elevasse para 2-0.

Um minuto volvido, Pazinni foi chamado à marcação da grande penalidade, escorregou e o remate não foi o mais perfeito, com a bola a viajar muito alto.

Na sequência da grande penalidade marcada a favor do Inter, Ferronetti excedeu-se nos protestos e recebeu ordem de expulsão, após ter sido admoestado com o segundo cartão amarelo.

O Inter, 15.º classificado, não conseguiu evitar o sexto desaire em 12 jogos no campeonato e interrompeu o ciclo de duas vitórias consecutivas, contabilizando apenas um total de quatro triunfos.

A formação de Claudio Ranieri, que rendeu Gean Piero Gasperini no final de setembro, está a realizar um campeonato que contrasta com a participação na Liga dos Campeões, na qual já tem presença assegurada nos oitavos de final.

A Udinese somou o oitavo triunfo e tem 27 pontos, tantos quanto o AC Milan, que, na sexta-feira, aplicou 2-0 ao Génova de Miguel Veloso.

No entanto, tanto Udinese como AC Milan podem entregar o primeiro lugar à Juventus no domingo, se a equipa de Turim vencer o Cesena, penúltimo classificado.

Na segunda-feira, a Lázio de Roma, último adversário do Sporting no Grupo D da Liga Europa, joga com o Novara, antepenúltimo, para segurar o quarto lugar e manter-se a dois pontos da Udinese.