No comunicado oficial n.º 176, datado de hoje, a FPF publica a classificação final do apuramento de campeão do campeonato nacional de juniores, no qual aparece o Sporting no primeiro lugar, com 12 pontos, contra 11 do Benfica.

De acordo com a classificação, foi atribuído ao clube da Luz a derrota por 3-0 no encontro da sexta e última jornada e, consequentemente, conferida aos “leões” a vitória pelo mesmo resultado.

Esta classificação resulta da decisão proferida pelo Conselho de Justiça da FPF no âmbito dos Processos de Recurso n.ºs 08/09 /época 2009/10), na sua reunião de 29 de Outubro.

O encontro, realizado a 27 de Junho, na Academia de Alcochete, foi interrompido aos 26 minutos, tendo o CJ considerado a claque do Benfica como “única culpada” pela interrupção do encontro, conforme confirmou à Agência Lusa a relatora do processo.

De acordo com Alexandra Pessanha, o acórdão era claro, ao considerar que “o único responsável pela interrupção do jogo”, da sexta jornada da fase final do último campeonato nacional de juniores da época passada, realizado na Academia de Alcochete, “foi a claque do Benfica”.

Desta forma, foi “mantida a decisão do Conselho de Disciplina em relação ao Benfica”, que havia sido penalizado com derrota, três jogos à porta fechada e uma multa, e “absolvido o Sporting da infracção que vinha sendo acusado”.

A única diferença, no que diz respeito ao clube da Luz, é que, os três jogos à porta fechada serão cumpridos “imediata e consecutivamente”.

“Em relação ao Sporting, foi revogada parcialmente a decisão”, com o clube a ser punido em 500 euros (pena máxima), pela infracção prevista e punida pelo artigo 156.º do Regulamento Disciplinar (comportamento incorrecto do público), já que os seus adeptos “não tiveram um comportamento exemplar”.

Assim, e como não há recurso desta decisão, o Benfica foi punido com a pena de derrota e o Sporting, ao abrigo do artigo 32.º do regulamento disciplinar da FPF, conquista os três pontos, que lhe valem o título, uma vez que os “leões” haviam partido para o encontro a dois pontos dos “encarnados”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.