O seleccionador nacional dos Sub 21, Oceano, conquistou esta noite a primeira vitória oficial na função frente à selecção da Lituânia. Portugal bateu a Lituânia por 4-1 no jogo de apuramento para o Euro 2011.

A selecção de sub 21, integrada no grupo 9 da fase de apuramento, começa com o pé direito esta campanha sob o comando de Oceano.

Ao intervalo, o resultado era um empate (1-1), mas, no final do jogo, o seleccionador apenas disse à equipa para “continuar a fazer aquilo que estava a fazer”. “Tínhamos de fazer um jogo de paciência e circular a bola, mas circulá-la rapidamente”, disse Oceano.

Para o seleccionador, o importante era “começar com uma vitória” uma vez que “a Grécia já leva vantagem no grupo e não nos podemos dar ao luxo de perder pontos em casa”.

O técnico reconheceu que o golo do empate lituano, apenas um minuto depois de Portugal abrir o marcador, ficou a dever-se a uma “desconcentração global da equipa”, que foi corrigida na segunda parte.

Miguel Vítor, defesa do Benfica, destacou o facto da selecção começar a fase de apuramento a vencer “por uma diferença esclarecedora”, que demonstra a “qualidade” da selecção.

O médio Ukra brilhou com a marcação de dois golos (25 e 54 minutos), enquanto os suplentes Rui Pedro (63) e João Aurélio (84) apontaram um golo cada.

Chvedukas marcou o golo de honra da formação de Leste aos 26 minutos, que passa a somar dois desaires, pois já tinha perdido na recepção à Grécia por 1-0.

No outro encontro do Grupo 9 hoje disputado, a Inglaterra venceu fora a Macedónia por 2-1. Os anfitriões adiantaram-se, com um golo de Agim Ibraimi, aos 34 minutos, mas, na segunda parte, o suplente Frederick Sears, aos 68, e Lee Cattermole, aos 83, de grande penalidade, deram a vitória aos ingleses.

A formação das “quinas” volta a jogar a 9 de Outubro, na Grécia.