A árbirta francesa Stephanie Frappart vai fazer história esta quarta-feira, no jogo da Supertaça Europeia. Stephanie vai tornar-se na primeira mulher a apitar a prova europeia, que irá opor o Liverpool, vencedor da Liga dos Campeões, ao Chelsea, equipa que ganhou a Liga Europa.

Na antevisão do encontro entre os dois emblemas ingleses, a árbitra francesa de 35 anos mostrou-se confiante num bom trabalho.

"Temos de provar fisicamente, tecnicamente e taticamente que somos iguais aos homens. Não tenho medo, nada muda para mim, a não ser ter ficado mais popular", comentou a francesa, na antevisão do encontro entre Liverpool e Chelsea.

"Já apitei na Ligue 1 [Liga francesa], por isso sei o que faço e como lidar com as emoções do jogo e como me preparar para estas ocasiões", terminou.

Frappart fez história em França quando se tornou a primeira árbitra a dirigir um jogo da ‘Ligue 1’, entre o Amiens e o Estrasburgo, em abril. Em junho, foi anunciado que integraria o quadro permanente de árbitros da prova para a temporada 2019/20.

Em julho, a francesa dirigiu a final do Mundial feminino, entre os Estados Unidos e a Holanda (2-0), em Lyon, França, e, em 2017, foi a juiz do jogo das meias-finais do Europeu feminino entre a anfitriã Holanda e a Inglaterra (3-0).

No entanto, Stéphanie Frappart não é a primeira árbitra a dirigir jogos de uma competição masculina da UEFA, uma vez que a suíça Nicole Petignat, entre 2004 e 2009, apitou três jogos da fase de qualificação da Taça UEFA.

Frappart liderará uma equipa composta principalmente por mulheres, uma vez que terá como assistentes a compatriota Manuela Nicolosi e Michelle O'Neal, da República da Irlanda, que também estiveram na final do Mundial. O quarto árbitro será o turco Cuneyt Cakir.

O Liverpool-Chelsea está agendado para as 20:00 (22:00 locais) e vai ter arbitragem da francesa Stéphanie Frappart, que se irá tornar na primeira mulher a apitar um grande evento do futebol europeu masculino.