Luisão tornou-se hoje o futebolista com mais troféus conquistados ao serviço do Benfica, ao ajudar os ‘encarnados’ a vencerem a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Vitória de Guimarães (3-1), em Aveiro.
A cumprir a 15.ª temporada consecutiva na Luz, o experiente central e capitão das ‘águias’, de 36 anos, arrecadou o 20.º troféu pelo clube e isolou-se no topo dos jogadores mais titulados do emblema da Luz.
Com a conquista da Taça de Portugal, em maio, precisamente frente ao Vitória de Guimarães, Luisão tinha igualado os 19 troféus de Nené, antigo avançado que representou o Benfica entre 1968 e 1986.
Quarto jogador com mais jogos na história dos ‘encarnados’, com 515 encontros, o central internacional brasileiro, que chegou à Luz em 2003, soma seis títulos de campeão, três vitórias na Taça de Portugal, sete na Taça da Liga e quatro na Supertaça.
Já Nené venceu 10 vezes o campeonato, conquistou a Taça de Portugal em sete ocasiões e esteve em dois triunfos na Supertaça.
O terceiro lugar do pódio é ocupado por Mário Coluna, que alcançou 18 troféus ao serviço das ‘águias’, divididos por 10 campeonatos, seis vitórias na Taça de Portugal e duas na Taça dos Campeões Europeus.
Por outro lado, em matéria de campeonatos, Luisão está a uma distância inultrapassável do topo, onde ‘moram’ o ‘rei’ Eusébio, quarto futebolista mais titulado da história benfiquista, juntamente com Shéu, ambos com 17.
O ‘king’ venceu a principal prova nacional por 11 vezes, mais uma do que Mário Coluna, António Simões e Tamagnini Nené, o futebolista que mais vezes vestiu a camisola ‘encarnada’ em jogos oficiais (575).
Do atual plantel do Benfica, o argentino Salvio igualou os 13 troféus conquistados pela antiga glória José Augusto, no 10.º posto no ‘ranking’ benfiquista.
O extremo, que representa as ‘águias’ desde 2012/13, depois da passagem por empréstimo do Atlético de Madrid, em 2010/11, soma quatro títulos de campeão campeonatos, duas Taças de Portugal, quatro Taças da Liga e três Supertaças.
Comentários