O treinador Rui Vitória apresenta um histórico negativo nas partidas realizadas diante do Sporting, em vésperas de defrontar os ‘leões’, na Supertaça Cândido de Oliveira de futebol, que vai marcar no domingo a sua estreia oficial pelo Benfica.
O técnico ribatejano, de 45 anos, que esta época sucedeu a Jorge Jesus no banco das ‘águias’, encontrou o Sporting em 14 ocasiões, ao serviço de Fátima (dois jogos), Paços de Ferreira (três) e Vitória de Guimarães (nove), somando quatro triunfos, oito derrotas e dois empates.
A última vitória do novo treinador do Benfica diante do emblema de Alvalade aconteceu na temporada passada, ao serviço dos vitorianos. Na nona jornada da I Liga, Bouba Saré, Maurício (na própria baliza) e André André garantiram o triunfo vimarenense, por 3-0, e infligiram aos sportinguistas a primeira derrota na prova.
Este seria o primeiro dos três embates que tiveram lugar em 2014/15, sendo que, nos dois seguintes, a formação então comandada por Marco Silva venceu para a fase de grupos da Taça da Liga (2-0) e na segunda volta do campeonato (4-1).
Por outro lado, o primeiro embate deste historial deu-se em 2007/08, na primeira edição da Taça da Liga, quando Vitória orientava o Fátima, da II Liga. Depois de ter eliminado Santa Clara, Académica e FC Porto na prova, o Fátima encontrava os ‘leões’ e, na primeira mão da quarta eliminatória, conseguiu sair de Alvalade com uma vitória, por 2-1.
Contudo, a formação ‘verde e branca’ viria a operar a reviravolta na eliminatória, vencendo a partida da segunda mão, por 3-2, dando mais um passo rumo à final, onde acabaria por perder com o Vitória de Setúbal.
O reencontro de Rui Vitória com o Sporting só voltaria a acontecer três anos mais tarde, em 2010/11, já com o técnico ao comando do primodivisionário Paços de Ferreira, que, logo na primeira jornada do campeonato, recebeu e venceu o conjunto ‘leonino’ pela margem mínima (1-0), com um golo do venezuelano Mario Rondón.
De resto, o mesmo viria a suceder no jogo da segunda volta, desta feita com uma vitória pacense por 3-2. Entre estas duas partidas da I Liga, o Sporting eliminou os ‘castores’ da Taça de Portugal (1-0).
Na temporada seguinte (2011/12), Rui Vitória assumiu o comando do Vitória de Guimarães e as duas partidas com o Sporting saldaram-se em duas derrotas no campeonato (1-0 e 5-0), antes de duas igualdades registadas em 2012/13 (0-0 e 1-1).
Em 2013/14, os ‘leões’ voltaram a superiorizar-se à equipa comandada por Rui Vitória, vencendo os dois jogos da I Liga, primeiro em Guimarães e, depois, em Alvalade, ambos pela margem mínima (1-0).
Benfica e Sporting disputam a Supertaça Cândido de Oliveira, no domingo, a partir das 20h45, no Estádio Algarve, com arbitragem de Jorge Sousa (Porto).
Comentários