O Benfica tem uma vantagem avassaladora nos confrontos com o FC Porto a uma só “mão” e o pleno de triunfos caseiros, em vésperas de um 27.º duelo, terça-feira, para as meias-finais da Taça da Liga em futebol.

Em 26 encontros decididos em apenas um jogo, os “encarnados” somam 17 sucessos, 10 dos quais em finais (oito da Taça de Portugal, uma do Campeonato de Portugal e uma da Taça da Liga).

Por seu lado, os portistas venceram apenas em nove ocasiões, cinco para arrecadarem outras tantas Supertaças – duas nas grandes penalidades -, três para seguirem em frente na Taça e uma para conquistarem mesmo o “caneco”.

No que respeita aos jogos realizados no seu reduto, o Benfica, anfitrião da meia-final de terça-feira, ostenta cinco triunfos, em outras tantas eliminatórias da Taça de Portugal.

A primeira aconteceu nos 16 avos de final da edição de 1968/69 e os “encarnados” venceram por 3-0, com Eusébio a “bisar”, e a segunda surgiu nas “meias” de 1971/72 e o resultado foi uma goleada por 6-0, num dia em que Vítor Baptista e Nené marcaram ambos dois golos.

Foi preciso esperar por 1985/86 para nova eliminatória na Luz: nos oitavos de final, o Benfica venceu o FC Porto por 2-1, com Futre a adiantar os forasteiros e o dinamarquês Manniche e Rui Águas a selarem a reviravolta.

Curiosamente, Futre voltou a ser protagonista da eliminatória seguinte entre as duas equipas na Luz, desta vez mesmo sem jogar, já que foi antes do Benfica-FC Porto, da sexta eliminatória de 1992/93, que foi apresentado como reforço, proveniente do Atlético de Madrid.

A 27 de janeiro de 1993, e depois de um empate 1-1 nas Antas, onde Mostovoi havia marcado de livre direto, os “encarnados” venceram o jogo de desempate em casa, por 2-0, com tento de Isaías e Yuran, num penalti “à Panenka”.

Finalmente, em 1996/97, o Benfica recebeu os “dragões” nas meias-finais e ganhou por 2-0, com dois golos num espaço de cinco minutos, apontados pelo brasileiro Valdir e Edgar.

No que respeita em exclusivo à Taça da Liga, o Benfica venceu o único encontro, a final da 2009/2010, por claros 3-0, num embate disputado no Estádio Algarve.