Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, e Seba Coates, capitão dos Leões, após o triunfo diante do Arouca
Rúben Amorim
Entrada no jogo: "Na primeira parte estivemos muito bem, a verdade é que tivemos várias oportunidades, tirando o penúltimo lance da primeira parte. Gostei muito da primeira parte, fizemos tudo o que tínhamos de fazer, menos fazer o golo com a bola à frente da baliza. Fomos para o intervalo a vencer justamente, mesmo com o lance esquisito. Na segunda parte houve o golo do Arouca e depois voltamos a contar conta do jogo, não com tantas oportunidades como na primeira parte, mas somos justos vencedores."
Sporting marca a seguir ao golo anulado ao Arouca: "Há momentos e as coisas esta temporada têm sido assim. Se as coisas têm de ser arrancadas a ferros... o mais importante é estar na final e em mais uma decisão. Sabíamos que o Arouca, com o campeonato que está a fazer, estava muito motivado. Foi uma meia-final. Tem muito mérito de cá estar, nós também. Mas a ideia com que eu fico é que gostei muito da primeira parte, da segunda não tanto, mas somos uns justos vencedores."
Lesão de Paulinho afasta-o da final? "Ainda não sei [se estará presente]. Vamos ver agora. O Paulinho tem estado sempre em todas as competições, se lembrarmos o último título do Sporting foi o Paulinho que fez o golo. Foi isso que eu lhes disse ao intervalo, que há fases difíceis na nossa carreira mas temos de nos apoiar uns aos outros. Há jogadores que no início que ninguém acredita, mas depois vamos ver os títulos pode ser o quinto, eles estão lá sempre, dão a vida pelo Sporting, pois goste-se ou não se goste, o que me interessa é o caráter dos jogadores. O Paulinho está em todas. Está na Taça da Liga e no campeonato."
Porro ficou de fora porque está a ser negociado? "Obviamente que não vou comentar. Porro ficou de fora porque já teve muitas dificuldades contra o Vizela, foi um risco deixá-lo tanto tempo em campo. E mesmo hoje 20 minutos foi arriscado. Entrou porque tinha de entrar, precisávamos de um jogador mais desequilibrador no corredor. Vamos ver como será sábado. Esgaio entrou porque é jogador da nossa equipa, confio muito nele. Esteve muito bem na primeira parte, na segunda parte sentiu-se cansado porque não tem tido minutos. Vai ter de recuperar para preparar o FC Porto... [depois de pensar] Ou o Viseu. Já arranjei problemas. O Jorge Costa não está aí, senão...",
Porro estará na final? "Não faço ideia. Há a cláusula e o mercado não fechou. Não garanto nada por nenhum jogador. A ideia que me transmitiram é que só sai pela cláusula."
Coates
Análise ao jogo: "Estávamos à espera disto. Era uma meia final e o Arouca chegou aqui por mérito. Estão a fazer um grande campeonato e também estavam bem na Taça da Liga. Trabalhámos muito e temos que agradecer aos adeptos, que apesar do frio apareceram em Leiria para apoiar."
Dificuldades no jogo: "Na primeira parte demonstrámos que podemos fazer bem as coisas, creio que faltou tentar matar o jogo. Na segunda parte tudo se complicou porque o Arouca tinha de ir atrás do jogo. Cometemos alguns erros que não podemos cometer, mas acabámos por atingir o objetivo, que era o mais importante para todos, para os jogadores, para o clube, para os adeptos. São objetivos que traçamos quando começa a época e agora podemos conseguir", lembrou. "Temos sempre confiança, às vezes correm bem as coisas, outras nem tanto, mas o trabalho é sempre o mesmo, temos que acreditar no que podemos fazer, independentemente de contra quem joguemos."
Quem prefere defrontar no sábado? "Não tenho. Estamos focados no nosso trabalho, há que descansar e pensar na final."
O Sporting garantiu hoje a sétima presença na final da Taça da Liga de futebol depois de vencer o Arouca por 2-1, em jogo das ‘meias’, com dois golos de Paulinho, defendendo o troféu conquistado nas duas últimas temporadas.
Em Leiria, no duelo entre duas equipas da I Liga, o Sporting adiantou-se no marcador com um golo do avançado Paulinho, aos 45+7, mas o Arouca chegou ao empate aos 58, por intermédio do palestiniano Oday Dabbagh, com Paulinho a bisar na partida aos 82 e a garantir o triunfo dos ‘leões’.
O Sporting já venceu a Taça da Liga por quatro vezes, em 2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/2022, e vai marcar presença na final pela sétima vez, enfrentando no jogo decisivo o vencedor da partida entre o campeão nacional FC Porto e o Académico de Viseu, da II Liga, que se disputa na quarta-feira.
Comentários