O Benfica recebe na noite desta quarta-feira o Vitória de Guimarães, no Estádio da Luz, em jogo a contar para os quartos de final da Taça da Liga.

Este será o 173º embate da história entre Benfica e Vitória de Guimarães no conjunto de todas as competições, o 86º disputado no recinto dos 'encarnados'. No geral, os encarnados somam 121 vitórias (70%), 26 empates (15%) e 25 derrotas (15%).

Já ao olhar apenas para os encontros disputados no reduto do Benfica, os encarnados contam com 71 vitórias (84%), nove empates (11%) e cinco derrotas (6%).

Histórico de confrontos

O histórico de encontros é amplamente favorável ao Benfica, que mostra um domínio ainda mais evidente quando as 'águias' jogam em casa.

Nos últimos dez jogos entre as duas equipas, os encarnados saíram vitoriosos em nove ocasiões, somando apenas um empate a zeros na temporada 2019/2020 na fase de grupos da Taça da Liga, precisamente no Estádio da Luz, naquela que foi a primeira vez que o Vitória de Guimarães não perdeu na deslocação ao terreno do Benfica em dez anos.

A verdade é que os vimaranenses não vencem no terreno do Benfica desde novembro de 2009. Naquela altura, os encarnados receberam o Vitória de Guimarães na quarta eliminatória da Taça de Portugal e acabaram derrotados por 1-0. Gustavo Lazzaretti marcou o único golo dos visitantes frente às águias, que eram treinadas por Jorge Jesus.

Momento de forma

O Benfica chega a este encontro depois da goleada por 5-0 frente ao Vilafranquense, da II Liga, na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Além disso, o Benfica ocupa atualmente o 2º lugar do campeonato nacional de futebol com 21 pontos, menos dois que o líder Sporting.

Em 18 jogos oficiais esta temporada, o Benfica soma 12 vitórias, três empates e três derrotas.

Já o Vitória de Guimarães viaja até à capital poucos depois da derrota em casa frente ao Santa Clara, por 1-0, também a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

No campeonato nacional de futebol, a equipa de João Henriques ocupa atualmente o 5º posto com 16 pontos, menos dois que o quarto classificado Sporting de Braga e mais dois que o Paços de Ferreira.

No total, em onze jogos oficiais na presente temporada, o Vitória de Guimarães conta com cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas.

As equipas

Para este encontro da Taça da Liga, o lateral esquerdo espanhol Alejandro Grimaldo não deve entrar nas contas de Jorge Jesus, depois de se ter lesionado no aquecimento para a partida da I Liga portuguesa com o Paços de Ferreira, a 6 de dezembro. De acordo com o boletim clínico das 'águias', o jogador está a contas com uma contusão muscular.

Do mesmo boletim clínico continua a fazer parte André Almeida, em recuperação de uma rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno do joelho direito.

Já do boletim clínico do Vitória de Guimarães constam o lateral esquerdo Matheus Mascarenhas e os médios Mikel Agu, Wakaso e Joseph Amoah. Já esta terça-feira, João Henriques confirmou ainda a ausência de André André do encontro, depois do médio vitoriano também ter falhado o encontro frente ao Santa Clara, devido a uma gastroenterite.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus não espera facilidades frente ao Vitória de Guimarães, apesar do momento menos bom vivido pelos conquistadores. Na antevisão ao jogo, o técnico do Benfica realçou a competição "enquadra-se dentro daquilo que são os objetivos e a responsabilidade do Benfica".

"Entramos em todas as competições para ganhar e, para isso, temos de saber gerir os atletas em função do melhor momento para cada jogo. O Vitória de Guimarães é um adversário que tem o objetivo de chegar à final, e as taças dão a possibilidade a todos de sonhar", disse.

Sobre o Vitória de Guimarães, Jorge Jesus não deu importância ao momento negativo vivido pela equipa de João Henriques, preferindo destacar as qualidades da equipa da Cidade Berço, realçando um jogador em particular.

"Vem de uma derrota na Taça de Portugal, mas é uma competição onde existem sempre surpresas e toca a todos. Não quer dizer que estejam a atravessar um mau momento. No campeonato estão a disputar os cinco primeiros lugares e isso é um sinal evidente da qualidade individual e coletiva da equipa. Vai ser um jogo difícil, não tenho dúvidas nenhumas.  (...) Contudo, temos de estar preparados para os perigos que eles nos possam criar: têm um jogador fabuloso na bola parada, caso jogue, que é o Quaresma, e outros com muita qualidade", disse Jorge Jesus.

Já o treinador João Henriques afirmou que o Vitória de Guimarães quer "provocar o erro" e ser "agressivo" no jogo.

"Vamos tentar provocar o erro: condicionar o Benfica em algumas zonas do campo e condicionar o tempo e o espaço para o adversário tomar a decisão correta. Vamos tentar ser rigorosos quando não tivermos a bola, criteriosos quando a tivermos e agressivos nos dois momentos", disse, na conferência de antevisão ao jogo.

A formação de Guimarães vai comparecer no Estádio da Luz com o "mesmo objetivo de todos os jogos", o de vencer, alinhando com os "melhores jogadores" em termos de "condição física" e de "confiança", após um "jogo exigente" com o Santa Clara, no domingo, que obrigou a sua equipa a "correr atrás do resultado", mas sem "efeitos práticos", ditando a eliminação da Taça de Portugal (1-0).

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol revelou na segunda-feira que será Fábio Veríssimo a apitar o encontro entre encarnados e vitorianos.

Bruno Rodrigues e Pedro Martins vão ser os assistentes, enquanto João Bento ficará como 4º árbitro.

No VAR vai estar João Pinheiro, auxiliado por Nuno Manso.

O novo modelo da Taça da Liga

Em julho deste ano foi aprovado o novo modelo da Taça da Liga para a atual época, em que apenas oito clubes disputam o acesso à final-four, devido à pandemia da COVID-19.

Estão apenas em competição aqueles que eram os seis primeiros classificados da I Liga após a última jornada de novembro, além dos dois primeiros classificados da II Liga no mesmo momento.

Os oito emblemas vão defrontar-se numa ronda inicial, a eliminar, disputada a apenas a uma mão.

Assim sendo, o Benfica garantiu um lugar na final-four ao terminar a 8ª jornada do campeonato nacional de futebol no 2º lugar. Enquanto o Vitória de Guimarães apurou-se por ocupar o 6º lugar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.