António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, é o árbitro do clássico entre Sporting e FC Porto das meias-finais da Taça da Liga, a realizar na terça-feira em Leiria, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol.

O árbitro, de 36 anos, natural das Caldas da Rainha, fará a sua estreia num jogo entre ‘grandes’, apesar de ter arbitrado anteriormente jogos de Sporting e FC Porto, no campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal.

No jogo entre ‘leões’ e ‘dragões’, com início às 19:45, António Nobre contará com os assistentes Luciano Maia e Nélson Pereira, e no videoárbitro estará André Narciso, coadjuvado por Vasco Santos e João Bessa Silva.

No seu percurso, Nobre esteve em 15 jogos oficiais do FC Porto, os últimos ainda na época de 2023/24, num empate em casa com o Rio Ave e numa derrota na visita ao Estoril Praia, enquanto com o Sporting esteve em 13 jogos e também por último numa derrota dos ‘leões’, já esta época, em dezembro, no terreno do Moreirense (2-1).

Para a outra meia-final da Taça, que opõe na quarta-feira o Benfica ao Sporting de Braga (19:45), quatro dias depois de os bracarenses terem vencido na Luz para o campeonato, a FPF nomeou Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro.

O árbitro, de 37 anos, terá como assistentes Tiago Santos e Sérgio Jesus, e no VAR estará Bruno Esteves.

As meias-finais da Taça da Liga disputam-se na terça e quarta-feira em Leiria, estando a final marcada para sábado, no mesmo palco, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

Equipas de arbitragem para os jogos das meias finais da Taça da Liga

Sporting CP-FC Porto
Árbitro: António Nobre
Assistentes: Luciano Maia e Nélson Pereira
4.º árbitro: Miguel Nogueira
VAR: André Narciso
AVAR 1: Vasco Santos
AVAR 2: João Bessa Silva

SL Benfica-SC Braga
Árbitro: Cláudio Pereira
Assistentes: Tiago Costa e Sérgio Jesus
4.º árbitro: Carlos Macedo
VAR: Bruno Esteves
AVAR 1: Fábio Melo
AVAR 2: Ângelo Carneiro

‘Dragões’ e ‘leões’ chegam à ‘final four’, na qual são os primeiros protagonistas, na terça-feira, com um ponto de diferença no campeonato, com vantagem provisória para os campeões nacionais – fruto do empate sofrido no terreno do Vitória de Guimarães (4-4) e da suspensão da visita dos portuenses ao Nacional.

Esta vai ser também a quarta meia-final entre Sporting e FC Porto, com sucesso total para os atuais campeões nacionais, quatro vezes vencedores da Taça da Liga, a última das quais em 2021/22, no regresso dos ‘azuis e brancos’ à ‘final four’, depois de terem falhado esta fase quando defendiam o único troféu conquistado.

A outra meia-final, marcada para quarta-feira, também às 19:45, e igualmente em Leiria, vai opor o Sporting de Braga, três vezes vencedor e detentor do troféu, frente ao Benfica, recordista com sete títulos, o último dos quais em 2015/16.

O quinto embate entre benfiquistas e bracarenses na competição reedita o jogo do último sábado entre as duas equipas da 17.ª jornada da I Liga, em Lisboa, onde os anfitriões foram batidos, por 2-1, ficando a três pontos do líder Sporting e dois do FC Porto, segundo e com menos um jogo.

Nas três meias-finais entre Sporting de Braga e Benfica, os minhotos avançaram duas vezes, a última das quais com um triunfo nos 90 minutos, em 2020/21, e na ‘lotaria’ das grandes penalidades, em 2012/13, contra a vitória do Benfica, dentro do tempo regulamentar, em 2015/16 – os lisboetas viriam a erguer o troféu, o seu último, com uma goleada por 6-2 diante do Marítimo.