O Benfica empatou, esta sexta-feira, (1-1) com o Aves em partida da terceira jornada da Taça da Liga e segue em frente para a 'Final Four'.

Último jogo do ano para Aves e Benfica: Em disputa estava um lugar na 'Final Four'. Aos encarnados bastava um empate para seguirem em frente, o Aves necessitava obrigatoriamente de um triunfo.

Para a partida na Vila das Aves, Rui Vitória procedeu a três alterações em relação ao último encontro em que o Benfica goleou no estádio da Luz o SC Braga. Svilar, Yuri Ribeiro e Seferovic entraram para os lugares de Vlachodimos, Grimaldo e Jonas. Já José Mota fez quatro alterações: Entraram Beunardeau, Jorge Fellipe, Falcão e Derley.

As duas equipas vinham a jogo com índices de confiança diversos. O Benfica, com sete vitórias consecutivas, o Aves em posição delicada na tabela classificativa, depois da derrota pesada do último fim de semana frente ao Belenenses (5-2).

A primeira parte começou sonolenta, mas foi o Aves que entrou mais forte e a querer dominar. Os donos da casa começaram por assustar numa finalização defeituosa de Derley. Baldé serviu o colega de equipa que não conseguiu rematar da melhor forma.

Do lado do Benfica, só Zivkovic tentava remar contra a maré. Ao minuto 20, o criativo do Benfica desembaraçou-se de um adversário e rematou ao lado da baliza.

Mas era o Aves que impunha o domínio, com Cláudio Falcão e Vítor Gomes a pautar o jogo a meio campo. A melhor oportunidade de jogo na primeira parte pertenceu mesmo ao Aves. Amilton, ao minuto 41, atirou ao lado, quando teve à sua disposição todas as condições para inaugurar o marcador. O dianteiro fugiu do lado esquerdo e atirou às malhas laterais.

O jogo chegava então ao intervalo, com o empate a ser um resultado lisonjeiro para o Benfica.

O segundo tempo teve mais ingredientes e outros contornos de emoção. Logo ao minuto 49, o Aves chegou ao golo. Grande jogada da equipa avense, com Rodrigo Soares a cruzar para Mama Baldé que fugiu a André Almeida e fez o golo.

A pressão apertava para as bandas das águias. O Benfica precisava de pelo menos empatar para seguir em frente na Taça da Liga. Com a defesa encarnada em aparente naufrágio, a equipa de José Mota esteve próxima do segundo golo. Rodrigo cruzou novamente e Baldé desta feita atirou ao lado. Pouco depois foi Svilar a evitar, depois de novo remate do guineense.

Ao minuto 58, Rui Vitória viu-se obrigado a mexer. Fez entrar Jonas e a equipa passou a jogar em 4-4-2. As alterações acabaram por dar frutos e o Benfica chegou à igualdade. Novamente Zivkovic, o melhor do Benfica, a furar para depois meter a bola em Seferovic, que em desequilibro conseguiu finalizar para dentro da baliza.

No último raide à baliza de Svilar, Falcao esteve perto do golo num remate que passou muito perto do poste, depois de um pontapé de canto.

Apesar da réplica do Aves, o Benfica acabou por ser premiado pela eficácia e assegurou a presença na 'final four' da Taça da Liga.