O Benfica, detentor do troféu, e o Sporting estão a um empate de garantirem a presença das meias-finais da Taça da Liga de futebol, enquanto o FC Porto procura um “milagre” para se manter em prova.

Depois de terem vencido os dois primeiros encontros no Grupo B, frente ao Marítimo (2-0) e ao Olhanense (3-2), os “encarnados”, que procuram o terceiro troféu consecutivo, visitam o terreno do secundário Desportivo das Aves.

No domingo, ao Benfica basta um ponto para garantir a passagem à próxima fase da quarta edição da prova e até pode perder na Vila das Aves, desde que por menos de três golos.

Caso vença por três golos de diferença, o Aves – que tem uma diferença de golos nula – pode sonhar com o apuramento, ficando dependente do resultado do outro jogo do grupo.

No outro encontro da “poule”, o Olhanense recebe o Marítimo, com os insulares a serem os únicos que mantêm alguma esperança de apuramento, embora tenham clara desvantagem na diferença de golos – primeiro critério de desempate - em relação ao Benfica (-1 contra +3).

No Grupo D, o Sporting, que perdeu as duas primeiras finais da prova, visita no sábado o Estoril-Praia, da Liga de Honra, e precisa igualmente de um empate para encontrar o Benfica nas meias-finais.

Nos dois primeiros jogos, os “leões” marcaram seis golos e não sofreram nenhum, pelo que apenas uma hecatombe os poderá afastar da próxima fase.

O Penafiel, que tem uma diferença de golos negativa de três, recebe a Naval 1.º de Maio, necessitando de golear os figueirenses e esperar por uma derrota pesada do Sporting para seguir em frente.

A derrota na primeira jornada no Grupo A, frente ao Nacional da Madeira (2-1), deixou o FC Porto, finalista vencido na última época, em dificuldades para garantir a presença nas meias-finais.

Os “dragões”, que no domingo visitam o secundário Gil Vicente, precisam de vencer por, pelo menos, dois golos de diferença e esperar que o Nacional saia derrotado na visita ao terreno do Beira-Mar, que já não tem hipótese de se qualificar.

Uma das grandes surpresas da prova está a ser o Paços de Ferreira, que lidera o Grupo C, à frente de Sporting de Braga e de Vitória de Guimarães, precisando de um empate frente aos vimaranenses para chegar às meias-finais.

O vice-campeão nacional Sporting de Braga, que joga em Arouca, precisa de vencer a equipa da Liga de Honra e esperar que o Paços de Ferreira perca, podendo, neste caso, ser necessário recorrer à média etária mais baixa dos jogadores utilizados.

O Vitória de Guimarães precisa de vencer os “castores” por quatro golos e esperar uma vitória pela margem mínima do rival Sporting de Braga em Arouca.