Os clubes aprovaram o alargamento das competições profissionais na época 2014/15, caso o Boavista consiga inscrever-se, numa Assembleia Geral (AG) extraordinária da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que se prolongou com a discussão dos regulamentos do organismo.

Após a reunião magna, que terminou às 23:30 da passada quinta-feira, na sede da LPFP, no Porto, o presidente da LPFP, Mário Figueiredo, anunciou que, os clubes profissionais aprovaram o alargamento da I Liga para 18 clubes na época 2014/15, se o Boavista cumprir os requisitos financeiros, pelo que se os “axadrezados” não se puder inscrever permanece com 16 emblemas.

O regresso do Boavista à I Liga faz depender também a concretização do aumento da II Liga para 24 clubes, também em 2014/15.

Os clubes votaram ainda favoravelmente ao alargamento da segunda competição nacional, sendo que a prova vai ser dividida por série norte, com os emblemas dos Açores, e sul, com os representantes da Madeira.

Os 12 clubes de cada uma das zonas defrontam-se em duas voltas, passando os primeiros seis classificados para a disputa da subida ao primeiro escalão, com o primeiro a sagrar-se campeão da II Liga, e os do sétimo ao 12.º posto à luta pela manutenção, sendo despromovidos os três últimos, numa fase em que os emblemas defrontam os adversários duas vezes, como visitado e como visitante.

Para cumprir este alargamento, na época de 2013/14 apenas o último classificado da II Liga vai descer ao campeonato nacional de seniores, tal como ocorrerá na I Liga.

Além disso, os representantes dos clubes decidiram por maioria manter a Taça da Liga no calendário competitivo nacional.

Após estas votações, decorreu até às 23:30 a discussão e votação dos documentos organizativos da LPFP, casos dos Regulamento das Competições, do Regulamento Disciplinar e do Regulamento de Arbitragem, que, em vários casos, promoveu o debate ponto por ponto, prolongando uma AG extraordinária que começou ao início da tarde.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.