O Desportivo de Chaves assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A da Taça da Liga de futebol, ao empatar 2-2 na receção à Oliveirense, que foi eliminada da competição.

A formação de Oliveira de Azeméis somou quatro pontos, mas foi ultrapassada pelo União da Madeira, que foi vencer por 1-0 na visita ao Farense.

Luís Pinto (40 e 42)foi o marcador de serviço no Desportivo de Chaves, carimbando a continuidade da equipa na Taça da Liga. Ícaro, que aos oito minutos marcou na própria baliza, e Rui Lima, aos 90+2, assinalaram os tentos da Oliveirense.

A Oliveirense entrou melhor no encontro, recuperando muitas bolas ao Desportivo de Chaves e, nessa sequência, inaugurou o marcador aos oito minutos, com um autogolo de Ícaro.

A equipa da casa foi equilibrando o jogo, mas apenas conseguia criar perigo em remates de meia distância com Miguelito, aos 20, e Tarcísio, aos 32, a assustar o guarda-redes.

O domínio dos homens de Norton de Matos intensificou-se no final da primeira parte, dando volta ao jogo com um “bis” de Luís Pinto em dois minutos, aos 40 e 42, depois de combinação entre Tarcísio e Arnold.

No reatamento da partida, a superioridade da equipa da casa continuou com João Vieira, aos 74, a rematar de cabeça à figura do guarda-redes. Hugo Santos, aos 76, fez a bola “raspar” no posto, e, aos 80, João Reis testou a atenção de João Pinho.

Os forasteiros estiveram sempre remetidos ao domínio dos flavienses, aproximando-se muito raramente da baliza de Rafa, devido à fórmula que Norton de Matos encontrou para que o meio-campo conseguisse sucessivos lances de ataque.

Ao longo da segunda metade, as duas únicas jogadas de perigo da Oliveirense tiveram o selo de Bruno Simões, aos 60, e Rafa, aos 80, obrigando o guarda-redes flaviense a mostrar bons reflexos.

Apesar do domínio do emblema “azul-grená” a Oliveirense viria a empatar numa das últimas jogadas do encontro, por Rui Lima.

Jogo no Estádio Municipal Eng.º Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves - Oliveirense, 2–2.

Ao intervalo: 2–1.

Marcadores:

0–1, Ícaro, 08 minutos (na própria baliza).

1–1, Luís Pinto, 40.

2–1, Luís Pinto, 42.

2–2, Rui Lima, 90+2.

Equipas:

- Desportivo de Chaves: Rafa, Sagna, Ícaro, João Paulo, Miguelito, João Fernandes, Luciano, Tarcísio (Hugo Santos, 64), Arnold (João Reis, 78), Barry (João Vieira, 69) e Luís Pinto.

(Suplentes: Serginho, Ricardo Chaves, Hugo Santos, João Góis, João Vieira, João Reis e Paulo Monteiro.

Treinador: Norton de Matos.

- Oliveirense: João Pinho, Carela, Ângelo, Sérgio, Bruno Simão, Godinho (Rena, 64), Carlitos (Zé Freitas, 56), Rui Lima, Rafa, Yero e Oliveira (Ivan Santos, 55).

(Suplentes: Hélder Godinho, Zé Sousa, Renan, Zé Freitas, Guima, Luís e Ivan Santos).

Treinador: Artur Marques.

Árbitro: Cosme Machado (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Paulo (45).

Assistência: Cerca de 800 espetadores.