O treinador do Sporting de Braga reafirmou hoje que a conquista da Taça da Liga de futebol é um dos objectivos do clube e que, ao contrário do técnico do Vitória de Guimarães, não a considera uma competição menor.
Domingos Paciência contestou os argumentos de Manuel Machado, que no sábado, na conferência de imprensa de antevisão do “clássico” minhoto de segunda-feira, criticou o formato da prova, apontando a escassez de jogos e a falta de equidade no tratamento dos clubes.
Lembrando que na época passada o Sporting de Braga “também não teve um calendário benéfico”, o técnico notou que o formato da Taça da Liga “premeia aqueles que no ano passado tiveram melhores resultados”.
Assim, o facto de Benfica, Sporting Braga, FC Porto e Sporting serem cabeças de série é em tudo semelhante ao que se passa na Liga dos Campeões, frisou ainda.
“Quem ganhou a competição não a contesta, tem estas regras e formato e passou a ser um dos objectivos do Braga. Vamos jogar na máxima força, porque quero ganhar esta competição e para isso vão jogar os melhores”, disse.
Por tudo isto, e ao contrário de Manuel Machado, Domingos Paciência não considera a Taça da Liga uma competição menor, mas admite alterações no seu formato que lhe possam dar “mais credibilidade, dimensão, valor e prestígio”.
Quanto ao número de jogos da prova, poucos para Machado, notou que se uma equipa “estiver em todas as competições, tem muitos jogos, às vezes em demasia, pelo que depende muito disso”.
Em relação à reestruturação do plantel em Janeiro, ainda não completada, explicou que tal se deveu à necessidade de o equilibrar depois da saída da Liga dos Campeões, “uma aposta forte”, assim como “abrir portas aos que têm jogado menos”.
Domingos Paciência considerou ainda benéfica a paragem no campeonato, porque permitiu recuperar os jogadores física e emocionalmente e, ainda que algo reticente, sugeriu a experiência de, num ano, realizar jogos durante a quadra natalícia, tal como acontece, por exemplo, em Inglaterra, “para ver a adesão e receptividade dos adeptos”.
O “clássico” minhoto tem lugar no Estádio Municipal de Braga, na segunda-feira, às 21h15, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.
Comentários