A iniciativa, que teve o pontapé de saída no Estádio do Dragão, aquando do jogo frente ao Mafra, para a Taça da Liga, centrou-se no envolvimento total da equipa da Youth League nas iniciativas da campanha, que ao longo da época contou com o apoio transversal de todos no clube.

Os bens recolhidos foram, depois, armazenados e entregues a duas instituições: a Legião da Boa Vontade e o Coração da Cidade. Para esta iniciativa, o FC Porto conseguiu ainda envolver inúmeros parceiros, que permitiu aumentar o alcance da mesma.

Tiago Gouveia, diretor de marketing do FC Porto, fez questão de referir que as distinções da Fundação do Futebol, “são um reconhecimento que têm potenciado a que mais se faça, porque são motivo de orgulho para as equipas e para os adeptos”.

"O clube tem a preocupação de fazer diferente e que com esta iniciativa transversal, que envolve modalidades, clube, adeptos e parceiros, e esse dever foi conseguido. Com estas iniciativas cumprem o seu dever, enquanto clube, que tem uma responsabilidade para a comunidade com que está envolvida”.

Tiago Gouveia assumiu que o objetivo é que “todas as ações não sejam só ações, mas um bocadinho do dia-a-dia dos clubes, não trabalhando a sustentabilidade, mas fazendo com que esta seja um dos pilares”, concluindo que “tudo o que se faz tenha algum cariz sustentável e que esse é o grande desafio”.

Já Teresa Santos, Gestora de Qualidade e Responsável de Sustentabilidade do FC Porto, confessou que apesar das campanhas agora serem mais divulgadas, “as ações fazem parte do ADN” do clube portista, sendo que a estratégia é fazer cada vez mais, ressalvado que “esta época, têm mais três campanhas para fazer. Este é o caminho e que é por aqui que queremos continuar”, concluiu.