O treinador Jorge Jesus soma apenas três vitórias, e só uma como anfitrião, no histórico com o FC Porto, em vésperas do 28.º confronto, terça-feira, para as meias-finais da Taça da Liga de futebol.

O técnico dos "encarnados" apresenta já um vasto historial frente aos "dragões", em que soma apenas três triunfos, seis empates e já 18 derrotas, três das quais nos últimos três jogos caseiros.

Até chegar à Luz, em 2009, o melhor que Jorge Jesus havia conseguido frente aos "azuis e brancos" eram cinco empates, ao serviço de Felgueiras (1995/96), Estrela da Amadora (1998/99), Moreirense (2004/05), Belenenses (2007/08) e Sporting de Braga (2008/09).

O primeiro triunfo do técnico apareceu logo na época de estreia pelas "águias", quando o Benfica bateu em casa o FC Porto por 1-0, com um tento de Saviola, naquela que é a única vitória caseira do treinador frente ao conjunto portista.

Desde então, foram três os jogos em que o técnico benfiquista defrontou o rival como anfitrião, tendo registado o mesmo número de desaires, o último dos quais há cerca de duas semanas, quando o FC Porto "saltou" para a liderança da Liga, ao vencer por 3-2.

Ao serviço do Benfica, o treinador disputou 10 encontros, em que averbou três vitórias, um empate, este alcançado no jogo da primeira volta da Liga, no Estádio do Dragão (2-2), e seis derrotas.

De resto, a última vitória de Jorge Jesus aconteceu longe de casa, há pouco mais de um ano, quando os "encarnados" venceram no reduto portista por 2-0, na primeira “mão” das meias finais da Taça de Portugal da época passada.

Apesar do triunfo, a eliminatória acabaria por pender para o lado "azul e branco", já que, dois meses depois, o FC Porto triunfou na Luz por 3-1, na partida da segunda "mão", já depois de ali também ter vencido para Liga.

Estes dois jogos foram os únicos em que Jorge Jesus defrontou os "dragões" em partidas a "eliminar", à semelhança do que acontece na terça-feira, embora neste caso a eliminatória seja disputada apenas numa partida.

Além dos triunfos na Liga e na Taça de Portugal, o treinador do Benfica regista outro, precisamente na Taça da Liga, e com a curiosidade de esse encontro ter sido disputado no dia 21 de março.

"Águias" e "dragões" disputaram a final da competição, em 2009/2010, no Estádio Algarve, e a vitória "sorriu" à formação de Jorge Jesus, que bateu o rival por 3-0 e conquistou a prova pelo segundo ano consecutivo.

Benfica e FC Porto jogam esta terça-feira, no Estádio da Luz, a partir das 20h45.