Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, e Tiago Tomás, avançado dos Leões. à Sport TV, após a vitória diante do Penafiel.

Rúben Amorim: "Cumprimos, mas podíamos ter sido melhores"

Análise ao jogo: "Em termos de objetivos cumprimos, mas podíamos ter sido melhores. Marcámos cedo mas faltou controlar e ter agressividade no último terço. Na segunda parte deixámos o jogo correr, houve a expulsão do Tabata e depois defendemos a vantagem. Parabéns aos jogadores, cumprimentos o objetivo mas temos de ser melhores já amanhã. Contra o Gil Vicente temos de ter outro andamento. Faltou ser mais agressivos, incisivos e não deixar correr o jogo. Esta equipa não pode deixar correr o jogo, eles sabem disso. Mas há dias assim…"

Veja as melhores imagens do jogo!

Mexidas na equipa: "Tivemos de fazer a gestão das cargas, dentro do que o jogo ia ditando. Todas as substituições estavam planeadas de acordo com o que os jogadores tinham de fazer."

Expulsão de Tabata deixa-o fora do jogo com Gil Vicente: "Tabata faz falta, já fez o corredor direito e podia dar uma solução diferente, não tendo nós os laterais habituais. Temos de ver outras opções mas o Esteves portou-se muito bem também. Se será titular contra o Gil? Pode haver outras opções, ele portou-se muito bem, tem de treinar bem e recuperar fisicamente para um jogo dessa qualidade."

Sorteio da Champions:  "Teria de calhar qualquer um. Obviamente que [o Manchester City] é uma das melhores equipas do mundo, talvez a melhor em ataque posicional, com um dos melhores, senão o melhor treinador do mundo. O que temos de fazer? Temos o nosso campeonato, os treinos, a Taça da Liga, a Taça de Portugal e temos de aproveitar cada minuto e cada segundo para trabalhar e chegar na máxima força a esse momento."

Probabilidades de passar: "As probabilidades são pequeninas, como eram no ano passado no campeonato. Temos de trabalhar, jogar todos os jogos da mesma maneira. Tentar vencê-los., sabendo da diferença entre um clube e outro. Mas, até lá, mais importante do que como vamos enfrentar o jogo, é como vamos estar no momento. Se estamos bem no campeonato… Isso vai ter mais impacto."

Tiago Tomás: "Fomos impecáveis

Golo marcado: "É importante marcar, tinha esse objetivo. Obviamente importante, ainda mais consegui ajudar a equipa, estou muito feliz."

O jogo: "Foi um jogo bem disputado. Estivemos superiores durante todo o encontro. Eles tentaram jogar bom futebol, bateram-se bem. O importante era passar."

Sporting mais retraído após expulsão de Tabata: "Jogar com menos um jogador é mais complicado, tentámos controlar e fechar melhor o espaço. Queríamos vencer, queremos estar sempre nas decisões e fomos impecáveis."

O Sporting, detentor do título, apurou-se esta terça-feira para as meias-finais da Taça da Liga de futebol, ao vencer em casa do Penafiel por 1-0, em jogo da última jornada do grupo B da prova.

A precisarem apenas de um ponto para assegurarem o triunfo no grupo, os 'leões' cedo se adiantaram, depois do golo de Tiago Tomás, logo aos 16 minutos, tendo depois gerido a vantagem, principalmente após a expulsão, por segundo amarelo, de Tabata, aos 74 minutos.

Com esta vitória, o Sporting torna-se o primeiro semifinalista da prova e fecha o grupo na frente, com seis pontos, mais três do que o Famalicão, segundo, enquanto o Penafiel, da II Liga, terminou no terceiro posto, sem qualquer ponto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.