O Rio Ave apurou-se, esta quinta-feira, pela primeira vez para a final da Taça da Liga ao vencer o SC Braga por 2-1, em jogo correspondente às meias-finais da prova, que se disputou em Vila do Conde. Braga marcou o (grande) golo da vitória da equipa orientada por Nuno Espírito Santo, que hoje ficou nas bancadas a cumprir castigo.
Os minutos iniciais do encontro entre o Rio Ave e o SC Braga ficaram marcados por confrontos entre adeptos dos dois clubes nas bancadas. As escaramuças já tinham começado antes do jogo, nas imediações no Estádio do Rio Ave, situação que obrigou ao reforço policial. Com o decorrer da partida a situação ficou mais calma.
Quanto ao encontro no relvado, muito maltratado pelo mau tempo, a equipa da casa começou melhor - o vento estava a seu favor - e chegou mesmo a marcar aos três minutos, mas Olegário Benquerença anulou o lance por estar em posição de fora de jogo.
Aos 22 minutos, os jogadores bracarenses reclamaram uma grande penalidade depois de terem visto Marcelo a parar a bola com a mão depois de ter cortado com o pé. Mas Olegário deu canto.
O lance que deu origem ao primeiro golo nasceu de uma grande penalidade e esteve envolvido em polémica. Aos 40 minutos, o árbitro Olegário Benquerença entendeu que Braga foi tocado por Aderllan quando se dirigia para a baliza de Eduardo. Nas imagens vê-se que o jogador dos vila-condenses caiu sozinho e, a ser falta, seria fora da área. Na conversão, Hassan não falhou, colocando o Rio Ave à frente no marcador. Ainda neste lance, Aderllan viu o cartão vermelho e colocou a equipa visitante reduzida a dez jogadores.

Contudo, a alegria vila-condense durou pouco tempo, uma vez que Custódio conseguiu empatar já em cima do minuto 45. Rusescu bateu um livre, o guarda-redes Éderson defendeu para o poste e Custódio empurrou para o tento do empate.

Na etapa complementar, aos 65 minutos, Sasso rematou dentro da área e a bola bateu na mão de Marcelo. O juiz deixou passar e o SC Braga voltou a desesperar.

O Rio Ave continuava a ser melhor equipa e, aos 68 minutos, Braga colocou a sua equipa em vantagem com um belo golo. Depois de dois cortes de cabeça da defesa bracarense, o médio da turma vila-condense encheu o pé e, de primeira, colocou a bola dentro da baliza de Eduardo.
Até ao final da partida, a formação orientada por Jesualdo Ferreira não conseguiu mudar o rumo do jogo e, desta forma, a equipa de Vila de Conde marca a sua estreia em finais da Taça da Liga. O SC Braga, atual detentor do troféu, falha a sua segunda final consecutiva.
De realçar ainda que Rio Ave e SC Braga têm outro encontro marcado em meias-finais, desta vez a duas mãos, na Taça de Portugal.
Recorde-se que o outro embate das meias-finais da Taça da Liga ainda está por definir, uma vez que decorre um processo para averiguação da responsabilidade do FC Porto no atraso do início da partida com o Marítimo, da terceira jornada do grupo B da prova, cujo desfecho pode determinar a passagem dos “dragões”, caso lhes seja dada razão, ou do Sporting.