Este artigo tem mais de 10 anos
Os vilacondenses são estreantes, o Benfica é a equipa com mais finais e mais troféus.
Rio Ave e Benfica disputam esta quarta-feira a final da sétima edição da Taça da Liga. O favoritismo é todo dos Encarnados, mas os vila-condenses não querem entregar o título de “mão beijada”.
A equipa de Nuno Espírito Santo afastou o SC Braga nas meias-finais, ao vencer por 2-1, golos de Hassan e Braga. Aliás o Rio Ave foi a “besta negra” dos minhotos, já que também os afastou da final da Taça de Portugal.
No último fim-de-semana, Nuno Espírito Santo fez algumas poupanças frente ao aflito Paços de Ferreira, na 29.ª jornada da I Liga, já a pensar no jogo com o Benfica. Lionn, Marcelo e Tarantini não saíram do banco, pelo deverão estar nas melhores condições físicas frente ao Benfica.
A caminhada do Rio Ave até a final não foi tão complicada. Os vila-condenses ganharam o Grupo A, onde estavam o Sp. Covilhã, o Vitória de Setúbal e o Paços de Ferreira. Venceram fora o Covilhã por 3-1 e em casa o Paços de Ferreira por 2-0, depois de empatarem a uma bola, também em casa, com o V. Setúbal. Nas meias-finais, em casa, a vítima foi o Braga, num jogo em que os minhotos jogaram com menos um durante 50 minutos.
Pela frente a formação de Nuno Espírito Santo terá um Benfica que ameaça bater todos os recordes de títulos num só ano. A formação de Jorge Jesus já venceu o campeonato e sonha ganhar mais três troféus: a Taça da Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa. Serão três títulos a serem discutidos em doze dias, com um jogo pelo meio, da última jornada da I Liga no Dragão, com o FC Porto.
O histórico de confrontos entre as duas equipas pode meter respeito a equipa de Nuno Espírito Santo. Nos dois jogos disputados entre ambos esta época para a I Liga, o Benfica não deu hipóteses e venceu por 3-1 em Vila do Conde, na 11.ª jornada e na Luz por 4-0 na 26.ª jornada.
No cômputo geral, a supremacia Encarnada é ainda mais vincada. Dos 45 jogos já disputados entre as duas equipas, o Benfica venceu 33, contra apenas três do Rio Ave. Os Encarnados marcaram 98 golos, contra os 32 do adversário da final da Taça da Liga e Taça de Portugal.
Das 33 vitórias do Benfica, destaque para o 11-0 aplicado em 1979/1980, na época de estreia do Rio Ave na Primeira Liga.
As três vitórias do Rio Ave foram alcançados em 1981/1982 por 1-0, golo de Pires, e em 204/2005 também por 1-0, golo de Miguelito, que ainda jogou no Benfica. A maior vitória aconteceu em 1997/1998, quando os vila-condenses venceram por 3-1 na 4.ª jornada da I Liga. Um resultado que precipitou a saída de Manuel José do comando técnico do Benfica. Peu, Nenad e Marcos fizeram os golos.
A equipa de Jorge Jesus está moralizada, principalmente depois de assegurar um lugar na final da Liga Europa às custas da poderosa Juventus. A final da Taça da Liga surge uma semana antes da final da Liga Europa, pelo que Jesus deverá apresentar a melhor equipa em Leiria, frente aos vila-condenses, podendo mais tarde fazer descansar algumas das unidades mais influentes frente ao FC Porto.
Esta será a segunda final do Rio Ave, que não discutia um título há 30 anos. Em 1983/1984 a equipa de Vila do Conde perdeu por 4-1 com o FC Porto na final da Taça de Portugal.
A final da Taça da Liga, entre o Rio Ave e o Benfica, está marcada para às 20h30, no Estádio Municipal de Leiria
Comentários