Rui Vitória considerou hoje que o Vitória de Guimarães pode vencer o Benfica, na primeira jornada do grupo B da Taça da Liga de futebol, e avisou que os problemas no clube não são apenas de ordem financeira.

«Vai ser um jogo difícil, contra um adversário forte e moralizado, que está em várias frentes. Mas vamos ter de certeza a oportunidade para fazer golos, o Benfica também, pelo que há sempre a possibilidade de vencer, enfrentamos este jogo com essa perspetiva e nunca com receio», afirmou Rui Vitória.

O técnico disse não acreditar que o treinador do Benfica faça «poupanças» no jogo de terça-feira e que Jorge Jesus vai jogar com «a melhor equipa que entender».

Rui Vitória considera que o figurino da competição favorece os «três ou quatro grandes» o que, em parte, até compreende porque são esses que garantem maior retorno financeiro, mas defende que devia haver mais jogos em Portugal.

«Devia haver mais taças das ligas, devia haver mais jogos, em novembro e dezembro tivemos três ou quatro jogos a sério, o que é pouco», disse.

O técnico vitoriano considerou ainda que «é quase obrigatório ter um bom desempenho nos três jogos» do grupo para passar à fase seguinte, porque só passa uma equipa às meias-finais.

Instado sobre os problemas financeiros que o clube atravessa, reconhecidos pelo presidente, Macedo da Silva, na passada sexta-feira, Rui Vitória notou que «é redutor pensar que os problemas se resumem aos problemas financeiros».

«Às vezes pensa-se que os jogadores são máquinas, mas não, são seres humanos e sentem. Temos tido situações muito complicadas, mas não só de ordem financeira. É bom que as pessoas saibam disso. Quase diariamente há problemas para resolver da mais variada ordem. Sentimos essas dificuldades, que têm importância porque nos desgastamos com coisas que não deveríamos, mas quando estamos doentes temos que nos curar. A tenacidade é que faz os campeões», resumiu.

O técnico disse-se ainda estar preparado para perder jogadores na reabertura do “mercado” em janeiro, mas notou que «era importante o Vitória manter os jogadores que têm feito o grosso dos jogos».

O jogo entre o Vitória de Guimarães e o Benfica começa às 20:45 de terça-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.