Sporting de Braga e Benfica decidem na quarta-feira o primeiro finalista da Taça da Liga de futebol de 2012/13, que tem ainda a meia-final entre o FC Porto e o Rio Ave “pendurada” por falta de confirmação.

Em causa está a clarificação sobre a eventual irregularidade ou não da utilização por parte do FC Porto dos jogadores Sebá, Fabiano e Abdoulaye frente ao Vitória de Setúbal, pelo que o resultado deste jogo ainda não foi homologado.

Numa primeira fase, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu absolver o FC Porto, mas, posteriormente, a Comissão de Instrução de Inquéritos da Liga de clubes e Vitória de Setúbal recorreram para o Conselho de Justiça, pelo que a marcação do jogo está dependente desta decisão.

Indiferentes ao imbróglio regulamentar em causa neste processo, no que toca à interpretação dos regulamentos que obrigam os jogadores a 72 horas de intervalo entre dois jogos, Sporting de Braga e Benfica, vencedor das quatro edições anteriores, disputam a presença na final.

Minhotos e “encarnados” chegam a este jogo após terem vencido os seus adversários na 20.ª jornada da Liga, respetivamente Vitória de Guimarães (3-2) e Paços de Ferreira (3-0).

O Benfica segue no segundo lugar da Liga com os mesmos 52 pontos do líder FC Porto, enquanto o Sporting de Braga segue no quarto lugar, com 34 pontos, menos um do que o Paços de Ferreira (3.º).

Esta época, Benfica e Sporting de Braga já se cruzaram para a Liga por duas vezes: na primeira jornada empataram 2-2, no Estádio da Luz, e na 16.ª os “encarnados” venceram no Axa por 2-1.

Cardozo e Lima são dois dos jogadores em evidência na equipa do Benfica, sendo os mais concretizadores e quase sempre com papel decisório, ao que acresce nos últimos jogos Matic, enquanto na equipa “arsenalista” o goleador é Éder.

Em 2008/09, o clube da Luz chamou a si a primeira das quatro vitórias seguidas, impondo-se nas grandes penalidades ao Sporting (3-2, após 1-1 no termo do tempo regulamentar). Como “peixe na água” nesta prova, o Benfica derrotou nas edições seguintes o FC Porto (3-0), o Paços de Ferreira (2-1), e o Gil Vicente (2-1).

Na fase anterior às meias-finais, e que incluiu os oito primeiros classificados da Liga de 2011/12 com os oito apurados das fases anterior da prova, ambas as equipas somaram duas vitórias e um empate.

O Benfica venceu na primeira jornada o Olhanense (2-1), empatou na segunda com o Moreirense (1-1) e derrotou na terceira a Académica de Coimbra (3-2).

O Sporting de Braga empatou na primeira ronda com o Vitória de Guimarães (0-0), venceu na segunda a Naval 1.º de Maio (2-1) e derrotou o Beira-Mar na terceira (3-0).

Sporting de Braga e Benfica defrontam-se pelas 19h45 de quarta-feira, em Braga, numa partida que terá transmissão televisiva na TVI.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.