O Rio Ave venceu o SC Braga por 2-1 e apurou-se para a final da Taça da Liga. Os vila-condenses conseguiram atingir a final da terceira competição mais importante de Portugal, mas ainda não sabem quem será o adversário (entre FC Porto, Benfica e Sporting) e onde o jogo irá realizar-se.

Esta é a segunda vez que a formação de Vila do Conde chega a uma final. A primeira aconteceu em 1984, quando o Rio Ave perdeu a final da Taça de Portugal para o FC Porto, ao ser derrotado por 4-1 no Jamor.

Em 1984, os jogadores do Rio Ave prometeram nas primeiras eliminatórias não cortar a barba até chegar ao Jamor. A equipa capitaneada por Duarte chegou ao jogo mais importante da Taça de Portugal mas não conseguiu travar o poderio do FC Porto. O capitão contou ao jornal OJogo a ideia de deixar a barba crescer.

O Rio Ave tinha "um grupo muito homogéneo onde se destacavam quatro ou cinco jogadores com alguns anos de clube. Havia solidariedade e todos aderiram, mas abriu-se uma exceção para um que ia casar e a noiva podia não gostar da ideia de vê-lo com uma barba grande no casamento", declarou o capitão.

Garantida a primeira final em 30 anos, a formação de Nuno Espírito Santo até pode voltar a marcar presença no Jamor. Os vila-condenses voltarão a defrontar o Braga, agora a duas mãos, nas meias-finais da Taça de Portugal. Os finalistas da Taça da Liga e Taça de Portugal até podem vir a ser os mesmos.