O Benfica empatou na Covilhã com o quinto classificado da II Liga, em partida da segunda jornada do Grupo B da Taça da Liga e comprometeu o apuramento para a 'final four'. Num duelo sempre muito disputado, a equipa serrana viu a sua bravura recompensada no reatar da partida, com Bonani a inaugurar o marcador, e os 'encarnados' tiveram de puxar dos 'galões' para chegar ao empate, assinado por Jota, mas podem ter hipotecado a passagem à próxima fase.

Num grupo em que apenas se apura o primeiro para as meias-finais, o Sporting da Covilhã e o Benfica somam agora dois pontos, em dois jogos, enquanto Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães, que se defrontam esta quarta-feira, no Bonfim, contam com um ponto cada.

Com ambos os treinadores a darem oportunidade a jogadores menos utilizados, sendo isso mais evidente no onze de Bruno Lage, que apenas lançou de início um dos titulares da goleada sobre o Marítimo (Rúben Dias) e deu os primeiros minutos da temporada a Zivkovic, o Benfica sentiu logo dificuldades em ligar o seu jogo. Um erro a meias entre Zlobin e Rúben Dias levou Adriano Castanheira (5’) a deixar o primeiro aviso, num remate defendido pelo guardião russo.

Aos 12 minutos foi a vez de o Benfica fazer tremer a defensiva beirã, com Gedson a cabecear ao ferro da baliza de Bruno Bolas. Os serranos recorriam a bolas longas e pelo ar e foi assim que Bonani (20'), num remate à entrada da área, colocou Zlobin em sentido.  O guardião russo voltou a ser decisivo ao travar a investida de Adriano Castanheira (25'), na sequência de um contra-ataque rápido - bem Tomás Tavares a não permitir o remate com espaço.

O Benfica voltou a estar perto de inaugurar o marcador à passagem da meia hora, numa bela jogada de Raul de Tomas. O espanhol recebeu a bola na área, rodou e atirou, mas encontrou Bruno Bolas no caminho. Antes do descanso, Adriano tentou a sorte de longe, com a bola ainda a rasar a barra da baliza encarnada.

Bruno Lage aproveitou o intervalo para tirar Florentino e lançar Vinícius no ataque, ele que tem andado com o pé quente, mas a segunda parte começou mesmo com o golo do Sporting da Covilhã. Uma 'carambola' deixou João Bonani só com Zlobin na frente para o 1-0 e o Benfica, que nunca perdeu na fase de grupos para a Taça da Liga, começava a fazer contas ao apuramento.

O treinador benfiquista não quis perder tempo e esgotou todas as substituições, colocando em jogo Pizzi e Taarabt (saíram Samaris e Zivkovic). Sem surpresas, o Benfica começou a ser mais pressionante e a aproximar-se várias vezes da baliza do Sporting da Covilhã, principalmente pelo lado esquerdo. Aos 62 minutos, Nuno Tavares, num cruzamento-remate, acertou no poste direito e, no lance seguinte, o lateral esquerdo serviu Vinícius, só que o brasileiro chegou atrasado.

Adriano ainda esteve perto do segundo para os serranos, aos 80 minutos, mas foi o Benfica a chegar ao empate aos 82', num canto. Rodrigues desviou a bola para a entrada da área e Jota, de primeira, rematou para o 1-1 final.

O momento

Golo de Bonani: Bruno Lage ainda nem tinha chegado ao seu lugar no banco quando Bonani aproveitou uma série de ressaltos para avançar em direção à baliza de Zlobin, atirando para o primeiro da partida. O golo foi a recompensa merecida pelo esforço dos serranos e teve o condão de despertar o Benfica, que acabaria por chegar ao empate.

O melhor

Adriano Castanheira: O avançado foi a unidade mais criativa do Sporting da Covilhã, tendo assustado Zlobin mais do que uma vez. No lado do Benfica, destaque para a exibição de Jota, coroada com o primeiro golo pela equipa principal.

O pior

Florentino: Esteve sempre muito apagado e mostrou dificuldades em ligar o jogo dos encarnados, acabando por sair ao intervalo.

Reações

Bruno Lage: "Podíamos ter dado a volta ao jogo e merecíamos ter ganho"

Lage: "No ano passado, Zivkovic desistiu de lutar pelo lugar"

Ricardo Soares: "A vitória era merecida"

Jota: "Tento corresponder às expectativas do 'mister'"

Bonani: "É sempre especial marcar"

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.