O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol deverá anunciar esta sexta-feira a decisão sobre a queixa apresentada pelo Sporting por uma eventual utilização irregular de um jogador por parte do Alverca, no jogo entre ambos, da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Diz o jornal 'A Bola' na sua edição desta sexta-feira que, por se tratar de uma prova a eliminar e porque qualquer decisão em relação ao caso irá influenciar o futuro imediato da Taça de Portugal, o CD da FFP irá dar prioridade a esta situação. A Sessão Não Profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol irá reunir esta sexta-feira para tomar uma decisão sobre o caso.

Quatro jogos frente ao Alverca, quatro derrotas, todos no mesmo dia. Sporting tem de ir 'à bruxa'
Quatro jogos frente ao Alverca, quatro derrotas, todos no mesmo dia. Sporting tem de ir 'à bruxa'
Ver artigo

O que o sustenta a queixa do Sporting? Lei é ambígua

De acordo com a queixa apresentada pelo Sporting, o jogador Luan, autor do segundo golo dos ribatejanos, não devia estar em campo já que o mesmo foi expulso no encontro anterior do Alverca frente ao Loures, mas a contar para o Campeonato de Portugal. O departamento jurídico do Sporting considera que o jogador brasileiro se encontrava suspenso preventiva e automaticamente após expulsão no Campeonato de Portugal mas os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol são ambíguos.

O Sporting apoia-se no número 10 do Artigo 37.º que prevê que a suspensão decorrente de expulsão terá lugar de forma efetiva e automática em todos os jogos oficiais.

Mas o número 11 remete para o Artigo 40.º, que diz que a suspensão só será de forma efetiva na mesma forma em que se verificou, ou seja, terá de ser cumprida na prova em que a expulsão que a suscitou, neste caso, no Campeonato de Portugal.

Análise: Sporting chamou os trunfos para bater os Ribatejanos, mas quem acabou no chão foram os 'leões'
Análise: Sporting chamou os trunfos para bater os Ribatejanos, mas quem acabou no chão foram os 'leões'
Ver artigo

Um dos pontos que o Sporting deverá usar nos seus argumentos é a falta de esclarecimento sobre a suspensão: se é em termos de período de tempo ou número de jogos. Diz o jornal 'O Jogo' que o Sporting defende que, mesmo não se sabendo por quantos jogos, ou quantos dias, Luan estará suspenso, em qualquer das circunstâncias, pelo que impedido de competir de forma preventiva e automática. Daí entender que o jogador foi utilizado de forma irregular na Taça de Portugal, no jogo ganho pelo Alverca por 2-0.

Outros casos na Taça de Portugal

Este não é caso virgem esta época na Taça de Portugal. David Joshua, do Sintra Football, também foi expulso contra o Loures e jogou contra o Amarante na segunda eliminatória da Taça de Portugal. O jogador viria a cumprir castigo na ronda seguinte do Campeonato de Portugal, frente ao Olhanense.

Pedro Seco, do Aljustrelense, viu cartão vermelho no jogo com o Amora, mas jogou contra o Casa Pia no jogo seguinte, na segunda ronda da prova rainha do futebol português. O castigo seria cumprido na jornada que se seguiu no Campeonato de Portugal, frente ao Armacenenses.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.