Filme do Jogo

O FC Porto venceu o Famalicão por 2-1, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, e deu um importante passo rumo ao Jamor.

Os golos de Marcano (16 minutos) e Toni Martínez (63) deram a vitória aos ‘dragões’, e Penetra marcou pelo Famalicão, ainda na primeira parte (36).

O FC Porto entrou melhor, a exercer mais pressão e, desde cedo, mostrou vontade de marcar. Aos 16 minutos, Toni Martínez, após um livre batido por Wendell, na direita, Luiz Júnior saiu em falso e permitiu a Marcano cabecear para o fundo da baliza, inaugurando o marcador.

Com este golo, Marcano tornou-se o defesa com mais golos da história do FC Porto, com 27.

O Famalicão conseguiu reagir da melhor maneira e continuou a subir no terreno e a aproveitar da melhor forma alguns erros cometidos pela defesa portista.

Antes do intervalo, aos 36 minutos, o Famalicão acabou mesmo por marcar. Depois de um grande cruzamento de Iván Jaime, na esquerda, Penetra rematou cruzado para dentro da baliza de Cláudio Ramos.

A segunda parte começou menos intensa e com menos ritmo. As oportunidades de golo, de parte a parte, escassearam e a cautela foi a palavra de ordem nos primeiros minutos. Ainda assim, o FC Porto conseguiu ser melhor no departamento da eficácia e, aos 63, colocou-se novamente na frente.

A partir daqui, os azuis e brancos limitaram-se a gerir da melhor forma a vantagem, perante um Famalicão que, nesta fase do encontro, já não conseguiu encontrar argumentos para contrariar a supremacia portista.

O FC Porto recebe agora o Famalicão na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, na próxima quinta-feira, dia 04 de maio, no Estádio do Dragão, onde se decidirá quem jogará a final com o Sporting de Braga.

O detentor do troféu FC Porto deu um passo de ‘gigante’ rumo à final da Taça de Portugal, ao vencer no reduto do Famalicão por 2-1, em encontro da primeira mão das meias-finais.

Em Vila Nova de Famalicão, Iván Marcano, aos 16 minutos, e Toni Martínez, aos 63 marcaram os tentos dos ‘dragões’, enquanto Alexandre Penetra faturou para os anfitriões, aos 36.

O momento-chave

Na segunda parte, já com Galeno (Namaso) e Uribe (Grujic) em campo, os dragões chegaram ao segundo golo aos 63 minutos, por intermédio de Toni Martínez. Em esforço e junto à linha de fundo, Galeno conseguiu o cruzamento atrasado e Toni Martínez, 'à matador', apareceu a encostar para dentro da baliza famalicense.

As melhores imagens

O melhor

Toni Martínez continua a ser o rei azul na Taça de Portugal. O avançado espanhol continua a ser a 'arma secreta' de Sérgio Conceição nos jogos de 'gama baixa'. Mais, o golo da vitória marcado contra a sua antiga equipa poderá ser determinante para o desfecho da eliminatória.

Martínez marcou o seu 13.º golo esta época, sendo esta a mais prolífera com a camisola do dragão. Recentemente, o avançado espanhol renovou com o FC Porto até 2027.

O pior

A jogar em casa, o Famalicão podia ter optado por outra abordagem à desvantagem na segunda parte. O treinador João Pedro Sousa falhou nas decisões mais atrevidas após o golo de Toni Martínez.

A polémica

Aos 89 minutos, Gustavo Correia exibe o vermelho a Otávio (Famalicão) por considerar agressão a André Franco. Alertado pelo VAR, o árbitro foi ver as imagens e acaba por alterar a cor do cartão para amarelo. Veja o lance.

As reações

Sérgio Conceição afirma que nada está decicido, Pepê fala num resultado positivo

João Pedro Sousa e Alexandre Penetra acreditam que o Famalicão pode chegar ao Jamor

Veja aqui o resumo do jogo