
O Benfica recebe esta quarta-feira, a partir das 20h45, o SC Braga em partida dos quartos-de-final da Taça de Portugal 24/25. Será nada mais, nada menos do que a quinta vez que os dois emblemas se vão cruzar na 'prova rainha' nas últimas seis temporadas.
O bom momento em que ambas as equipas chegam a este encontro e o equilíbrio que tem marcado a história recente deste verdadeiro 'clássico dos tempos modernos da Taça' aumentam ainda mais as expetativas para um duelo em que o vencedor já sabe que, nas meias-finais vai medir forças com o , do quarto escalão do futebol nacional, o que abre boas pespetivas para um regresso ao Jamor, para a final, onde 2020/21 (quando perdeu precisamente com o Braga).
Bruma reencontra velhos colegas
Outra curiosidade para a partida desta quarta-feira é o reencontro de Bruma com aqueles que eram seus colegas até há bem pouco tempo. O extremo foi contratado pelo Benfica ao Braga em cima do fecho do mercado de transferências de inverno e deverá ser titular nas águias, face à ausência de Di María.
O argentino é um dos indisponíveis do lado das águias, tal como Alexander Bah, Florentino, Manu Silva, Renato Sanches e Tiago Gouveia. Do lado do Braga ficam de fora Niakaté, Vitor Carvalho e Rodrigo Zalazar, também lesionados, enquanto Fran Navarro, a contas com problemas físicos, está em dúvida.
Momento de forma: Benfica em crescendo, Braga em grande no novo ano
O Benfica não entrou bem em 2025. Começou mesmo o ano com uma derrota caseira frente...ao Braga, ainda que desforrando-se logo depois, rumo à conquista da Taça da Liga. Voltou a quebrar no final de janeiro, com duas derrotas seguidas, mas desde então leva seis vitórias e um empate (que valeu apuramento para os oitavos de final da Champions) nos últimos sete jogos que disputou.
As águias ainda não ficaram em branco em nenhum jogo disputado no novo ano.
Mas se o Benfica tem estado bem nos últimos tempos, o Braga tem estado bem desde o início do ano. Em 11 jogos em 2025 no conjunto de todas as competições, os minhotos somaram oito vitórias e só perderam dois jogos (um deles com o Benfica, para a Taça da Liga). A equipa de Carlos Carvalhal não perde há seis jogos no conjunto de todas as provas, tendo somado cinco vitórias e um empate nessas seis partidas.
E se o Benfica marcou golos em todos os jogos que disputou em 2025, o Braga nessas suas últimas seis partidas, o Braga só sofreu golos em dois dos últimos oito jogos que disputou, mantendo a sua baliza intacta em seis.
Histórico de encontros: Equilíbrio recente...até nos embates para a Taça
Os dois emblemas já se defrontaram em 161 ocasiões, com o Benfica a ter vencido 104 desses duelos contra apenas 26 triunfos do SC Braga. Pelo meio, registaram-se 31 empates. Em casa do Benfica realizaram-se 79 jogos entre as duas equipas, com 61 vitórias das águias, 13 empates e só 5 triunfos dos minhotos, mas três dos quais registados no ano de 2020, o mais recente quando as duas equipas mediram forças a 4 de janeiro, para a jornada 17 da I Liga.
Fran Navarro, em jogo de estreia pelos Guerreiros, abriu o ativo e Robson Bambu dilatou a vantagem, antes de Arthur Cabral marcar o tendo de honra das águias, que contudo se desforraram poucos dias depois, em campo neutro, com um triunfo por 3-0 nas meias-finais da Taça da Liga: Di María bisou, Álvaro Carreras marcou pelo meio.
Se o domínio do Benfica no histórico de duelos entre as duas equipas é mais do que evidente, tem sido menos vincado nos últimos cinco anos. Desde 2020 as duas equipas mediram forças por 15 vezes, com 7 vitórias para cada lado e 1 empate (que terminou com triunfo dos bracarenses no desempate por pênaltis).
E a tendência é idêntica em duelos para a Taça, com o equilíbrio a predominar, sobretudo nos últimos tempos. Ao todo, 15 embates entre Benfica e Braga para a Taça, com o Benfica a sorrir oito vezes e o Braga sete. Nos últimos oito encontros para a taça, quatro êxitos para cada lado (com o Braga a levar a melhor na única final disputada entre as duas equipas, em 20/21). Em eliminatórias da Taça entre Benfica e Braga na Luz, contudo, o Benfica só perdeu uma em sete. Foi em 14/15, nos oitavos-de-final.
O que dizem os treinadores
Bruno Lage, treinador do Benfica: "Espero um Braga muito competente. À imagem do seu treinador e, permitam-me o elogio, só um treinador como o Carlos Carvalhal pode reinventar-se depois do mercado que teve e construir a equipa que está a construir. Perdeu vários jogadores e conseguiu fazer um bom momento desde janeiro. A equipa atravessa um bom momento, com uma dinâmica muito interessante, e amanhã é uma final. Para atingir as meias-finais de um troféu que ambicionamos vencer, já não o fazemos desde 2017. Sabemos que tudo pode acontecer num jogo e temos de estar preparados. Vamos defrontar uma belíssima equipa, que atravessa um bom momento. Esperamos um grande jogo e espero, no final, passar à eliminatória seguinte".
Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga: "Temos de trabalhar e correr muito, ser humildes e saber que haverá momentos em que precisaremos de estar bem compactos, como uma família. Ao mesmo tempo, temos de ser atrevidos o suficiente para criar dificuldades à defesa do Benfica e marcar os golos necessários para seguir em frente. O Benfica reforçou-se bem e o Bruno Lage está a fazer um excelente trabalho. A gestão da equipa, especialmente com o calendário apertado, nem sempre é fácil, pois há mais fadiga e lesões, e os jogadores nem sempre estão a cem por cento".
O árbitro
Será a quinta vez que vai estar em jogos das águias esta temporada, depois de ter dirigido outros tantos triunfos (frente a Boavista, E.Amadora, FC Porto e Sporting, este último apenas no desempate por peênaltis). Quanto ao SC Braga, teve apenas uma partida dirigida por João Pinheiro esta época, quando perdeu por 2-1 com o FC Porto no Estádio do Dragão.
Comentários