Farense e Benfica medem forças esta terça-feira, a partir da 20h15, no Estádio São Luís, em Faro, em partida dos oitavos de final da Taça de Portugal 2024/25. Em jogo um lugar nos quartos de final e um embate, como anfitrião, frente a SC Braga ou São João de Ver.

As águias chegam à partida motivadas pela conquista da Taça da Liga no passado fim de semana, mas pela frente vão ter um Farense que melhorou muito desde a chegada de Tozé Marreco ao leme da equipa e que deu muito que fazer às águias quando as duas equipas se defrontaram para o campeonato, em novembro.

Então no Estádio Algarve, casa emprestada dos de Faro, que ocupavam na altura o último lugar do campeonato, o Benfica viu o Farense marcar primeiro, por Poveda, logo aos 15 minutos. Empatou pouco depois, por Carreras, e passou para a frente no início do segundo tempo, por Pavlidis, mas os algarvios mantiveram a incerteza no resultado até ao apito final.

Momento de forma

Desde essa derrota com o Benfica, a 2 de novembro, o Farense só perdeu mais um jogo dos oito que disputou e nos quais somou três vitórias e quatro empates. A turma algarvia vem de dois empates para o campeonato e não perde há três jogos.

A jogar em casa, esta época, contudo, o Farense só venceu dois jogos em oito disputados e as duas derrotas mais recentes foram precisamente na qualidade de anfitrião - a tal frente ao Benfica e outra, ante o Gil Vicente, por 1-0, a 14 de dezembro. Para chegar a estes oitavos de final da Taça, o Farense afastou, fora de portas, a Sanjoanense e o Arouca.

Quanto ao Benfica, apesar de ter celebrado a conquista da Taça da Liga no sábado, só ganhou um dos últimos quatro jogos que disputou (considerando que a final da Taça da Liga terminou com uma igualdade a um golo no final do tempo regulamentar). Recuando um pouco mais, o Benfica só ganhou três dos últimos oito encontros que jogou no conjunto de todas as provas.

A jogar fora de portas, esta época, o Benfica soma três derrotas (ante Sporting e Famalicão para a I Liga e frente ao Bayern para a Liga dos Campeões), dois empates (ambos para a I Liga, diante de AVS e Moreirense) e sete vitórias. Sempre que não marcaram golos fora esta época, as águias perderam. Para chegar a esta fase da Taça, os encarnados deixaram pelo caminho o Pevidém e o Estrela da Amadora.

Histórico de encontros

O encontro de novembro para a 10.ª jornada da I Liga foi o 56.º da história entre Farense e Benfica no conjunto de todas as competições. E foi a 38.ª vitória das águias, contra apenas 6 vitórias para os algarvios, a que se juntam 12 empates.

Das seis conquistas do Farense, porém, cinco delas foram a jogar no Algarve, onde o Benfica levou a melhor em 15 ocasiões, com nove empates pelo meio. O Benfica não perde com o Farense desde 1998, quando um golo do marroquino Hassan Nader valeu aos de Faro, treinados pelo mítico Paco Fortes, uma vitória por 1-0 sobre os encarnados, na altura orientados por Graeme Souness. Desde então, nove vitórias do Benfica e três empates.

Para a Taça de Portugal, Farense e Benfica já se defrontaram em quatro eliminatórias no passado (a mais recente em 1997), tendo o Benfica seguido em frente em todas elas. Numa dessas eliminatórias, ainda assim, foi necessário recorrer a um jogo de desempate, em 1996. Curiosamente, foi também nos oitavos de final e, depois de uma igualdade 1-1 ao fim de 120 minutos em Faro (na altura a decisão seguia para um segundo jogo no terreno do visitante e não para penáltis) o Benfica superiorizou-se na Luz, por 3-0.

O que dizem os treinadores

Tozé Marreco, treinador do Farense: "O meu foco é o que temos de controlar as pequenas coisas que encontramos. Nas equipas ‘grandes’, há menos defeitos, há menos coisas a explorar. Sermos muito assertivos nesse momento naquilo que temos de explorar e sabemos o que temos que explorar. E depois, meter agressividade, crença, vontade, sabendo que em alguns momentos, provavelmente, vamos ter de sofrer e temos de sofrer juntos".

Bruno Lage, treinador do Benfica: "Vamos ter um jogo muito difícil. Já o tinha sido na primeira mão. O Tozé [Marreco] tem feito um excelente trabalho, com bons resultados recentemente. É uma equipa muito competente e quer seguir em frente. Depois de vencermos a Taça da Liga, pretendemos também estar na final da Taça de Portugal. Temos de fazer um jogo muito bom e continuar o trajeto".

O árbitro

Hélder Malheiro, árbitro da AF Lisboa, foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar este Farense-Benfica. O juiz do encontro vai ter Gonçalo Freire e Hugo Coimbra como assistentes e Luís Filipe no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será André Narciso, e o assistente (AVAR) Vasco Marques.

Hélder Malheiro já esteve em dois jogos do Benfica esta época, ambos em casa, e ambos com triunfos das águias (1-0 frente ao Est.Amadora para a I Liga, 3-0 frente ao Santa Clara para a Taça da Liga). Ainda não dirigiu qualquer partida do Farense na presente temporada.

Farense e Benfica entram em campo no Estádio São Luís, em Faro, a partir das 20h15. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro e ver os vídeos com os principais lances da partida à medida que estes se forem sucedendo.