É um Dragão precavido aquele que vai até a Reboleira, casa emprestada, medir forças com o Sintrense, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, num jogo marcado para às 17h00 deste domingo.

Não há relatos de monstros a saírem do nevoeiro que costuma cobrir a Serra de Sintra, mas o Dragão não quererá surpresas na sua estreia na prova rainha do nosso futebol esta temporada. Neste duelo entre David e Golias, o Sintrense sonha vestir a pele de tomba-gigante, perante um FC Porto ainda em construção.

Este é o primeiro jogo depois da pausa para seleções, o que naturalmente afetou mais o FC Porto, pelo que Vítor Bruno terá de fazer uma boa gestão do esforço dos jogadores mais utilizados nas respetivas seleções. São os casos de Diogo Costa, Samu e Eustáquio que tiveram direito a folgas extra e poderão vir a ser poupados.

Tomba-gigantes: dez momentos em que os 'pequenos' afastaram os 'grandes' da Taça de Portugal
Tomba-gigantes: dez momentos em que os 'pequenos' afastaram os 'grandes' da Taça de Portugal
Ver artigo

A expectativa é grande, até porque as duas equipas atravessam um excelente momento de forma, cada uma à sua escala. Na Taça de Portugal, o Sintrense venceu por 2-1 o Estrela de Vendas Novas na segunda eliminatória. Da parte do FC Porto, resta saber se a vitória por 2-1 frente ao Braga foi suficiente para que os dragões esquecessem o duro empate contra o Manchester United na 2.ª jornada da Liga Europa.

Assim, Vítor Bruno deverá lançar Cláudio Ramos na baliza, não descartando a utilização do terceiro guarda-redes, Samuel Portugal. Martim Fernandes deverá ser o lateral direito, cabendo a Wendel a posição no lado oposto. Tiago Djaló deverá estrear-se finalmente a titular, num jogo que poderá marcar o regresso de Otávio ao eixo central. O defesa central Gabriel Brás também espreita um lugar no onze.

Fábio Vieira e André Franco são candidatos ao onze no meio-campo, numa equipa que deverá ter o prodígio Rodrigo Mora no onze. Fran Navarro, Deniz Gul e Namaso também são opções para entrar de início, na frente de ataque.

Quanto ao Sintrense, orientado pelo jovem Pedro D´Oliveira, de apenas 28 anos, todos os jogadores estão aptos a irem a jogo.

Momento de forma: Sintrense a crescer, Dragão de altos e baixos

O FC Porto chega à 3ª eliminatória da Taça de Portugal com uma sequência de duas vitórias e um empate nos últimos jogos. Na liga portuguesa, os dragões seguem com uma derrota e sete vitórias em oito jogos, numa prova onde só perderam em casa do Sporting.

Os azuis e brancos são o segundo melhor ataque do campeonato (apenas superados pelo Sporting), contando com 18 golos marcados. Para além disso, têm a segunda defesa menos batida da liga com apenas quatro golos sofridos. Só o Sporting fez melhor.

Jogos recentes FC Porto

Contudo, se no campeonato seguem confiantes, nas competições europeias a história é outra. Depois de terem perdido na Liga Europa por 3-2 contra o Bodo/Glimt, sofreram um empate (3-3) bastante amargo contra o Manchester United, nos descontos, quando jogavam com mais um jogador.

O Sintrense está a passar por um período bastante positivo e confiante, uma vez que ainda não perdeu nenhuma vez esta temporada. No Campeonato de Portugal, a equipa de Sintra segue na liderança da Série D com 14 pontos, depois de ter conquistado quatro vitórias e dois empates.

A equipa liderada pelo jovem treinador de 28 anos, Pedro D'Oliveira, está numa fase bastante goleadora e nos últimos três jogos marcou seis golos. No entanto, durante os compromissos das seleções, o Sintrense perdeu por 1-0 contra o Estoril num jogo treino.

Histórico de confrontos: Da única vez que se encontraram, houve goleada

É a segunda vez que as duas equipas se vão defrontar, tendo sido a primeira vez em 2021 para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. No último confronto, os dragões saíram vitoriosos depois de vencerem por 5-0 a equipa de Sintra.

Num jogo em que só houve praticamente uma direção, o FC Porto arrecadou a vitória com dois golos de Sérgio Oliveira e Evanilson e um golo solitário de Toni Martinez.

O que dizem os treinadores

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: É legítimo que do outro lado esteja uma equipa que se quer superar, levar o jogo para o lado mais transcendental. É uma equipa que tem feito uma caminhada excelente a nível interno, não perdeu jogo nenhum até ao momento. Equipa bem trabalhada e bem orientada. Da nossa parte é levar o jogo para onde queremos, olhar para o adversário, respeitá-lo, ser humildes, querer muito ganhar e passar a eliminatória"

Pedro D´Oliveira, treinador do Sintrense: "Queremos tentar demonstrar o ADN e dar a conhecer o nosso trabalho. Vamos tentar ser o máximo possível para sermos competitivos, como somos todos os jogos. Costumamos dizer que não ganhamos sempre que jogamos, mas que jogamos sempre para ganhar. Não vamos fugir disso".

Árbitro

Hélder Carvalho foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da FPF para arbitrar o jogo do próximo domingo, no Estádio José Gomes. O árbitro da Associação de Futebol de Santarém vai ter a companhia dos assistentes Nélson Pereira e Francisco Pereira, bem como de Halim Shirzad enquanto quarto árbitro.

O Sintrense-FC Porto está agendado para às 17h00 deste domingo e poderá ser seguido, como sempre, AO MINUTO no SAPO Desporto.