
O Tirsense recebe hoje o Benfica no Estádio Cidade de Barcelos, casa emprestada dos Jesuítas, em jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.
O Tirsense vs Benfica é o 'David contra Golias' nas meias-finais da Taça de Portugal, mas nem por isso os Jesuítas deixam de sonhar com uma inédita presença no Jamor. O adversário mete respeito, é certo, ou não se tratasse do Benfica, o clube com mais troféus conquistados, mas a Taça de Portugal já mostrou que tudo é possível e que as três divisões que os separa não é uma barreira instransponível.
Animicamente, o Benfica está no melhor período da época. Os encarnados chegam de um retumbante 4-1 ao FC Porto em pleno estádio do Dragão e uma liderança isolada da Primeira Liga, após a 9.ª vitória seguida na prova. Mas Bruno Lage já avisou que irá fazer mexidas, em função do calendário. A época aproxima-se do fim, mas a carga de jogos começa a fazer sentir-se, pelo que se impõe uma gestão do plantel.
Lage já disse que Otamendi será poupado e que Samuel Soares, Leandro Santos, António Silva e Florentino serão titulares. Mas outros jogadores poderão descansar, como Pavlidis, Di Maria, Kokçu, Álvaro Carreras e Tomas Araújo.
A dobradinha é um sonho, assim como colocar um ponto final no jejum de troféus na Taça de Portugal. É que desde 2016/17 que o Benfica não conquista a prova.
No lado da equipa de Santo Tirso, o técnico Emanuel Simões irá lançar a melhor equipa possível, já sem pensar no Campeonato de Portugal. O Tirsense é 8.º na Série A, já com a manutenção garantida e longe dos lugares de passagem à fase de apuramento de campeão e promoção.
Arredado há 29 anos da I Liga portuguesa, o Tirsense sonha com os grandes palcos do futebol português. Pelo clube de Santo Tirso já passaram jogadores como Alberto Festa e Manuel Caetano, que foram internacionais portugueses, assim como outros de nomeada como Paredão, Marcelo, Mota, Moreira de Sá, Giovanna, entre outros.
Percurso na Taça e momento de forma
Ao eliminar o Elvas nos quartos de final, o Tirsense fez história ao tornar-se na primeira equipa do quarto escalão a chegar às 'meias' da Taça de Portugal. Pelo caminho, os Jesuítas foram bafejados pela sorte nos sorteios: afastaram ainda o Vieira (AF Braga Pro-nacional), o SC Caldas (Liga 3), o Brito, o Rebordosa, e o Elvas, os últimos três do Campeonato de Portugal.
O Tirsense vem de uma derrota caseira por 2-4 com o União de Paredes, depois de já ter assegurado a manutenção no Campeonato de Portugal. A equipa de Emanuel Simões tinha empatado a duas bolas com o Limianos, depois de quatro vitórias em cinco jogos, uma delas fora de casa, na Taça, frente ao Elvas.
Já o Benfica eliminou o Pevidém (Campeonato de Portugal), e ainda Estrela da Amadora, Farense e SC Braga, todos da Primeira Liga.
Diante do FC Porto, o Benfica alcançou a nona vitória seguida, algo que ainda não tinha conseguido esta época. Os encarnados golearam o arquirrival por 4-1 na sua casa, num jogo em que podiam ter marcado muitos mais golos. Antes, a formação de Bruno Lage tinha vencido o Farense por 3-2 na Luz, num encontro onde terminou com o 'credo na boca', sem necessidade.
Dos últimos nove triunfos seguidos, a equipa encarnada sofreu para derrotar o Rio Ave (3-2) mas tem marcado sempre três golos, como fez diante de Gil Vicente, Nacional, Boavista e Moreirense. Nos últimos encontros para todas as provas, o Benfica só perdeu com o Barcelona, nos dois jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Histórico: Jesuítas nunca venceram os Encarnados
Apesar de estar afastado da I Liga há 29 anos, o Tirsense tem uma bela história no nosso futebol. Já enfrentou o Benfica por 22 ocasiões, mas nunca ganhou. São 20 vitórias dos encarnados, num histórico onde o melhor que os Jesuítas conseguiram foram dois empates. Nesses 22 jogos, registaram-se 66 golos para o Benfica e apenas nove para o Tirsense.
Para a Taça de Portugal, contam-se seis vitórias do Benfica em seis duelos, 20 golos marcados e apenas dois sofridos. Curiosamente, as duas formações enfrentaram-se nas meias-finais da prova rainha do nosso futebol, na época 1970/21: vitórias do Benfica por 3-1 fora e 5-1 em casa.
A primeira vez que o Tirsense não perdeu com o Benfica foi na 7.ª jornada da I Divisão na época 1967/68, numa igualdade a zero bolas no mítico Estádio Abel Alves de Figueiredo. Foi também neste palco que as duas equipas empataram a uma bola na I Divisão em 1989/90.
Das 20 vitórias do Benfica, destaque para dois 7-0 em 1970/71 e 1971/72.
O que dizem os treinadores
Emanuel Simões (Tirsense): "Vamos jogar contra a melhor equipa em Portugal neste momento. Sabemos as dificuldades que vamos ter, mas também sabemos que o que nos trouxe até aqui foi sermos uma equipa viva, organizada e com mérito próprio. A responsabilidade é dar o nosso melhor."
Bruno Lage (Benfica): "Respeitamos muito a competição e o Tirsense. Trata-se de uma meia-final e nós fizemos um percurso muito bom. Desde 2016/17 que não vencemos a competição e é um sinal para valorizar o Tirsense, que chegou até aqui, é um histórico e temos de reconhecer o trabalho. Foco total no Tirsense, em fazer um bom jogo, resultado e assumir o favoritismo nesta eliminatória."
O Tirsense, do Campeonato de Portugal, defronta o Benfica, atual líder da I Liga, esta quarta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, num jogo agendado para as 20h45, no Estádio Cidade de Barcelos, casa emprestada do emblema de Santo Tirso. O jogo terá arbitragem de David Silva, da associação do Porto.
Comentários