Pinto da Costa assumiu-o, Sérgio Conceição nem por isso, mas é difícil fugir às evidências: a Taça de Portugal é o único objetivo palpável do FC Porto para o que resta da época 2023/24, após a derrota no fim de semana no terreno do Estoril, que deixou os azuis e brancos a nove pontos do segundo lugar (Benfica) e a 10 da liderança da I Liga, ocupada pelo Sporting com menos um jogo.
Os dragões chegam ao D. Afonso Henriques com níveis anímicos bastante baixos e com algumas ausências que obrigarão o técnico Sérgio Conceição a mudanças. Diogo Costa e Francisco Conceição foram expulsos na Amoreira, pelo que Cláudio Ramos e Ivan Jaime deverão ocupar os seus lugares diante dos Conquistadores, esta quarta-feira, em jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal
Para este jogo da prova rainha do futebol português, o técnico azul e branco também não vai ter Zaidu e Marcano, a recuperarem de lesões. De referir que este será o segundo jogo seguido entre ambos, já que no próximo domingo, voltarão a medir forças, agora no Dragão para a 28.ª jornada da I Liga.
No lado minhoto, Álvaro Pacheco não conta com os lesionados e Telmo Arcanjo.
Além de poder construir um bom resultado para atacar a segunda-mão em casa com mais tranquilidade, o FC Porto terá o aliciante de aumentar o seu recorde de triunfos na Taça de Portugal. Os azuis e brancos vencem há 18 jogos nesta prova, num ano em que tentam a 20.ª conquista da Taça de Portugal. Pelo FC Porto, Sérgio Conceição já venceu o troféu em três ocasiões, incluindo nas últimas duas épocas.
Momento de forma: Conquistadores embalados, dragões combalidos
O Vitória Sport Clube está a viver um dos melhores momentos da época. Os Conquistadores vão numa sequência de quatro triunfos no Campeonato, que os coloca no 5.º posto da Liga (53 pontos), a três do SC Braga e a cinco do FC Porto. Os comandados de Álvaro Pacheco estão a fazer uma época acima do esperado, numa temporada em que podem voltar à Europa, via Liga ou via Taça de Portugal.
Para trás, a equipa de Álvaro Pacheco deixou o Moncarapachense do Campeonato do Portugal na 3.ª ronda (3-1 fora), o Länk Vilaverdense da Segunda Liga (4-1 em casa) na eliminatória seguinte. O Penafiel da Segunda Liga caiu nos oitavos no Castelo (1-0), antes do Gil Vicente da Primeira Liga, também em casa (3-1), nos quartos de final.
Ao contrário dos minhotos, o FC Porto está longe de estar bem, principalmente a nível interno. No fim de semana diante do Estoril (0-1), falhou um inédito quarto triunfo seguido na I Liga e ficou a 10 pontos do líder isolado Sporting, que tem menos um desafio, e a nove do Benfica, segundo classificado, e viu o Sporting de Braga, quarto, a reduzir para dois pontos o atraso face aos 'dragões'.
Os 23 pontos desperdiçados e as cinco derrotas averbadas pelo FC Porto em 2023/24 no campeonato não têm paralelo com nenhuma das seis épocas anteriores sob alçada de Sérgio Conceição.
Salva-se a Liga dos Campeões onde só caiu nas grandes penalidades nos oitavos de final diante do Arsenal (1-0 em casa e 0-1 fora) e a Taça de Portugal, depois de ter perdido a Supertaça para o Benfica.
Na edição 2023/24 da prova rainha do nosso futebol, os dragões afastaram fora o Vilar de Perdizes, do Campeonato de Portugal, na 3.ª ronda (2-0), o CDC Montalegre, também do Campeonato de Portugal, no Dragão (4-0) na eliminatória seguinte. Vingou-se do Estoril, goleando na Amoreira por 4-0 nos oitavos de final, num ano em que perdeu três dos quatro jogos com os canarinhos. Nos 'quartos' eliminou o Santa Clara (Segunda Liga) nos Açores por 2-1.
Histórico: duelo pintado de azul e branco
A partida que arranca às 20h15 no D. Afonso Henriques será o 179.º entre FC Porto e Vitória Sport Clube a nível oficial, num histórico que é dominado pelos azuis e brancos 117 triunfos contra apenas 24 dos minhotos (houve 37 empates). Se atentarmos apenas ao campeonato, a supremacia continua a ser dos dragões, contabilizando 101 vitórias, ao contrário que o Vitória soma apenas 20.
Na Taça de Portugal são 16 os jogos que fazem a história deste duelo. Aqui a vantagem portista é também acentuada, com 12 triunfos contra três dos minhotos (há um empate entre ambos). As duas formações nunca se defrontaram nas meias-finais da Taça mas já mediram forças em duas finais, ganhas pelo FC Porto: 6-2 em 2010/2011, no fantástico ano de... André Villas-Boas (Supertaça, Taça, Campeonato e Liga Europa), e 1-0 em 1987/88.
Das nove vezes que o Vitória recebeu o FC Porto no Castelo para a Taça, eliminou os Dragões em três ocasiões, contra seis vitórias portistas.
Os azuis e brancos estão numa sequência de 10 jogos seguidos sempre a vencer os Conquistadores. Para se encontrar o último duelo que não terminou com vitória portista é preciso recuar até a jornada 20 da I Liga 2018/19, que terminou 0-0 no Castelo.
A última vitória do... Vitória foi, curiosamente, no Estádio do Dragão, com o 3-2 dessa mesma época, num jogo resolvido com golos de André André e Tozé, dois médios com história no FC Porto, e ainda por Davidson. André Pereira e Brahimi marcaram mas não evitaram a derrota dos portistas.
No D. Afonso Henriques o FC Porto apresenta também um histórico recente bastante positivo; os dragões venceram sete das últimas oito visitas ao castelo vimaranense.
Curiosamente, Sérgio Conceição foi o último treinador do Vitória a vencer no D. Afonso Henriques o FC Porto: foi na época 2015/2016, por 1-0, numa equipa que estava à cargo de Rui Barros, Conceição, após a saída de Lopetegui.
Na primeira volta da I Liga esta época, o FC Porto venceu em casa do Vitória por 2-1, num jogo onde Diogo Costa foi herói na baliza portista. Hoje não estará em campo.
O que dizem os treinadores:
Sérgio Conceição (FC Porto): "Aqui não há jogos para salvar nada, somos um clube habituado a lutar por títulos até ao final. Se formos competentes nos jogos com o Vitória de Guimarães podemos chegar à final e no campeonato vamos encarar cada jogo como se fosse uma final. Aqui ninguém desiste de nada. Às vezes as coisas não saem tão bem por culpa própria e também falo de mim. Vamos todos trabalhar, evoluir e dar o máximo até ao fim."
Álvaro Pacheco (Vitória Sport Clube): "Os dois jogos são importantes, mas o que queremos amanhã [quarta–feira], ainda para mais jogando em casa, é dar um passo importante e ganhar. Temos de ter a tranquilidade de perceber que temos a segunda mão para discutir a eliminatória. A nossa intenção é ganhar vantagem. [...] Temos de ser capazes de não deixar o FC Porto levar o jogo para os momentos que não pretendemos. Temos de ser proativos, de entrar com uma mentalidade muito forte, de ser agressivos"
O FC Porto, detentor do cetro, encara o Vitória de Guimarães, vencedor em 2012/13, na quarta-feira, às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, num embate das meias-finais da Taça de Portugal dirigido por Nuno Almeida, da associação do Algarve.
O jogo pode ser seguido EM DIRETO no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.
Comentários