O Arouca qualificou-se, este domingo, para a terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Trofense em jogo da segunda ronda, com um golo solitário de Clemente.
O jogo foi melhor na primeira parte, com Clemente a oferecer a vitória ao Arouca, antes de, na segunda parte, os visitantes ficarem reduzidos a 10 elementos e, nos minutos de compensação, terem visto outro futebolista expulso.
O Trofense até tinha entrado melhor, ao criar perigo logo aos três minutos, com Josi a cabecear para defesa de Ricardo, após centro de Vitinha.
Depois, o Arouca cresceu e dominou. Aos 12 minutos, na marcação de um livre, Luís Pinto viu Marco voar para lhe negar o golo.
Aos 30, foi Miguel Oliveira quem falhou o cabeceamento na área e, três minutos depois, Rui Gomes apostou na desmarcação de Clemente que, na área, marcou o golo da vitória arouquense, no dia em que completou 29 anos.
O Trofense respondeu apenas com uma jogada em que Josi, sozinho na área, rematou por cima da trave, aos 36.
No início da segunda parte o Trofense ficou reduzido a 10 unidades, com a expulsão de Matheus, e viu a sua tarefa complicar-se.
Embora mais lutador que os locais, a ofensiva visitante pouco perigo causou ao Arouca. O mais lutador era o jovem Leandro, que pelo lado esquerdo tentava surpreender.
O Arouca limitou-se a gerir a posse de bola, para segurar a qualificação para a próxima fase da Taça de Portugal, na qual defronta, no domingo, a Naval 1.º de Maio, na Figueira da Foz.