O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quinta-feira, que Artur Soares Dias é o árbitro da final da Taça de Portugal entre FC Porto e Benfica.

Artur Soares Dias, da AF Porto, terá como Árbitros Assistentes Rui Licínio e Paulo Soares, sendo Manuel Mota o 4.º árbitro. O Assistente de reserva será Jorge Cruz, enquanto no VAR: estará Hugo Miguel. A auxiliá-lo, nas funções de vídeoárbitros assistentes, estarão João Pinheiro e André Campos.

Será a segunda final da Taça de Portugal dirigida pelo árbitro portuense, de 41 anos, depois de em 2016 ter estado no jogo decisivo que terminou com o triunfo do Sp.Braga sobre o FC Porto no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Esta temporada, Artur Soares Dias já dirigiu um frente a frente entre 'Dragões' e 'Águias', a contar para a Jornada 20 da I Liga, no Estádio do Dragão, que terminou com triunfo dos 'azuis e brancos' por 3-2. Para além desse jogo, apitou mais quatro partidas do Benfica (todas elas concluídas com vitórias do conjunto da Luz) e mais três encontros do FC Porto (duas vitórias e um empate).

Ao todo, Soares Dias esteve em sete jogos entre Benfica e FC Porto, seis dos quais para a I Liga. O saldo é favorável aos ‘dragões’, com quatro triunfos (2019/20, 2017/18 e 2015/16 duas vezes), duas vitórias das ‘águias’ (2013/14 e 2011/12, esta na Taça da Liga), e um empate em 2016/17.

Benfica e FC Porto vão entrar em campo para discutir a 'prova rainha' do futebol português este sábado, a partir das 20h45. Ao contrário do que é hábito, e devido à pandemia da COVID-19, esta temporada o encontro não vai ter lugar no Estádio Nacional, no Jamor, mas sim no Estádio Municipal de Coimbra.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.