
Os Golden State Warriors garantiram no domingo a derradeira vaga na segunda ronda dos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), depois de derrotarem fora os Houston Rockets, por 103-89, na ‘negra’.
No jogo sete da primeira ronda da Conferência Oeste, a equipa californiana, que teve de ultrapassar o play-in para chegar aos play-offs, impôs-se no Texas ao segundo classificado da fase regular, regressando dois anos depois à segunda ronda.
Buddy Hield acabou por ser o herói improvável no triunfo em Houston, ao ser decisivo no avanço inicial que os Warriors conseguiram, terminando o encontro com 33 pontos, 27 dos quais em lançamentos de três pontos (nove em 11 tentados).
A grande estrela dos californianos, Stephen Curry, ‘apareceu’ no quarto período, no qual marcou 14 dos seus 22 pontos, aos quais juntou 10 ressaltos e sete assistências, com Jimmy Butler a chegar aos 20 pontos, oito ressaltos e sete assistências.
Depois de terem estado a perder por 3-1 na eliminatória, os Rockets ainda conseguiram obrigar a um sétimo jogo, mas foram incapazes de impedir nova eliminação perante os Warriors, contra os quais caíram pela quinta vez em outras tantas tentativas.
O turco Alperen Sengun, com um ‘triplo-duplo’ (21 pontos, 14 assistências e 11 ressaltos), e Amen Thompson, com 24 pontos e nove assistências, foram os jogadores em destaque nos texanos.
Na próxima ronda, os Warriors, que eram os sétimos pré-designados, vão encontrar os Minnesota Timberwolves, sextos na fase regular, que surpreenderam os Lakers, terceiros, por 4-1 na primeira ronda dos play-offs, com o primeiro encontro a disputar-se na terça-feira, em casa dos ‘Wolves’.
No outro encontro do dia, os Indiana Pacers, quartos da fase regular no Este, surpreenderam fora os Cleveland Cavaliers, primeiros, por 121-112, no arranque das meias-finais de conferência.
Tyrese Haliburton foi a grande figura dos Pacers, com 22 pontos e 13 assistências, num encontro em que seis jogadores da equipa de Indianápolis ultrapassaram a dezena de pontos: Andrew Newbhard (23), Aaron Nesmith (17), Pascal Siakam (17), Myles Turner (13) e Bennedict Mathurin (11).
Com 33 pontos, Donovan Mitchell foi o melhor marcador do encontro, mas foi incapaz de impedir a primeira derrota dos ‘Cavs’ nesta edição dos play-offs, depois de terem ‘varrido’ os Miami Heat, por 4-0, na primeira ronda.
O segundo encontro das meias-finais de Este disputa-se na terça-feira, novamente em Cleveland.
Comentários