O Beira-Mar, da II Liga, garantiu hoje presença na quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer o CD Mafra por 1-0, num encontro em que a equipa do Campeonato Nacional de Seniores (CNS) foi quase sempre superior.

Até ao golo apontado por Dieguinho aos 57 minutos, o CD Mafra, a jogar em casa, dominou o encontro, criando várias situações de perigo, sobretudo pelo lado esquerdo do ataque e com Luís Tavares em evidência.

No primeiro tempo, o Beira-Mar, que na época 1998/99 venceu a Taça de Portugal, só conseguiu chegar à baliza da equipa da casa através de lances de bola parada, proporcionando defesas fáceis ao guardião Elói Silva.

O CD Mafra, líder da série F do CNS, dispôs de várias ocasiões de golo no primeiro tempo e no início do segundo, mas após o golo dos aveirenses perdeu algum discernimento e o controlo do jogo.

Já sem Luís Tavares e Anicet em campo, a formação da casa voltou a assumir o comando do jogo à passagem da meia hora do segundo tempo, com João Pedro a protagonizar dois lances que podiam ter alterado o marcador.

Nos 10 minutos finais, o Beira-Mar, atual 19.º classificado da II Liga com apenas uma vitória, viveu várias situações de aflição, a mais flagrante das quais aos 89 minutos quando Tiago Rente cabeceou à barra da baliza defendida por Rui Rego.

Também o "gigante" chinês Yan Tan, que entrou para o lugar de Eduardo, aos 85 minutos, protagonizou lances de perigo que poderiam ter, no mínimo, permitido ao CD Mafra, que sofreu a primeira derrota da época, levar o encontro para o prolongamento.