O Sporting de Braga garantiu o último bilhete para as meias-finais da Taça de Portugal ao vencer o Desportivo das Aves por 3-1 após prolongamento, depois do 1-1 no final dos 90 minutos. Na semifinal, a equipa de Jesualdo Ferreira vai medir forças com o Rio Ave orientado por Nuno Espírito Santo.  

O Sporting de Braga entrou na partida praticamente a ganhar. Com dois minutos decorridos, Bruno Paixão viu falta na disputa entre Pardo e Vasco Matos e apontou para a marca de 11 metros. Na conversão, Alan bateu Quim e inaugurou o marcador no AXA.

Apesar da vantagem vespertina, o Sporting de Braga não entrou bem no jogo e foi o Desportivo das Aves a mostrar-se mais solto em campo, espreitando sempre o contra-ataque. O golo do empate da equipa visitante surgiria já com eia hora decorrida, novamente de grande penalidade. Bruno Paixão considerou que Baiano fez falta dentro da área e Pedro Pereira aproveitou para fazer o 1-1.

Na segunda parte o Sporting de Braga entrou naturalmente apostado em controlar as operações e desde cedo procurou a baliza de Quim, embora sem claras ocasiões de golo nos primeiros instantes.

Com o aproximar dos 90 minutos, a equipa de Jesualdo Ferreira tornou-se mais assertiva no ataque e dispôs então de ocasiões para desfazer a igualdade. Alan primeiro e Custódio depois estiveram perto do golo, assim como Rusescu, sempre com boa oposição de Quim, numa noite inspirada no regresso a Braga.

Sem mais golos nos 90 minutos, foi mesmo preciso ir para prolongamento e a meia hora extra abrir com novo golo do Sporting de Braga, com Rusescu a faturar, aproveitando um ressalto na sequência de um pontapé de canto.

À beira do intervalo no prolongamento, Aderlan Santos descansou os guerreiros e fez o 3-1. Na resposta a um livre da direita, o brasileiro fez uso do 1,93 metros e bateu Quim pela terceira vez no encontro.

Perante os números, a equipa da II Liga não conseguiu reagir e o Braga confirmou mesmo o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, onde vai defrontar o Rio Ave.