O FC Porto cumpriu esta noite na deslocação a Barcelos e derrotou o Gil Vicente por 0-3, ficando assim a 'meio passo' da final da Taça de Portugal. Rúben Neves, Suk e Sérgio Oliveira marcaram os golos dos 'dragões' na primeira mão das meias-finais.

O encontro arrancou com muito baixa intensidade, com as duas equipas a sondarem-se mutuamente. Do lado portista, um ataque formado por Varela e pelos reforços Suk e Marega demonstrava falta de rotinas, mas aos poucos o meio-campo 'azul-e-branco' ia assumindo a posse de bola no terreno do secundário Gil Vicente.

Foi preciso esperar até aos 25 minutos para se ver uma ocasião de real perigo, que pertenceu aos gilistas. Vítor Gonçalves recebeu um passe de Avto e atirou de longe, em arco, à trave da baliza defendida por Helton. Ficava o aviso de uma equipa que então se demonstrava atrevida, mas que tombaria mais tarde. Aos 32', Suk ficou perto de inaugurar o marcador, mas o cabeceamento foi muito bem defendido por Serginho. Já em cima do intervalo, porém, Rúben Neves pegou na bola à entrada da área dos 'galos' e atirou rasteiro para o fundo das redes. Estava feito o primeiro e o intervalo chegava durante uma subida de rendimento dos 'dragões' de Peseiro.

O segundo tempo arrancou com uma desatenção da defesa portista, mas Renan desperdiçou o lance e cabeceou à trave. Aos 57' foi Layún a rematar para defesa de Serginho e aos 60 chegou o segundo golo portista. Cruzamento de Layún e a bola a sobrar para o sul-coreano Suk, que cabeceou sem hipóteses para o guarda-redes do Gil Vicente e marcou pela primeira vez pelo seu novo clube.

Os 'dragões' fariam ainda o terceiro golo aos 71 minutos, por intermédio de Sérgio Oliveira. Acabado de entrar, o médio foi chamado a bater um livre direto e atirou colocado para o fundo das redes do Gil Vicente, que havia ficado em desvantagem numérica devido à expulsão de Bruno.

O FC Porto fica assim muito perto de assegurar a presença na final da Taça de Portugal. A segunda mão da meia-final joga-se dentro de um mês. Amanhã, Sporting de Braga e Rio Ave começam a respetiva luta por um lugar na final da 'prova rainha'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.