Os dois clubes com mais títulos no futebol português, Benfica e FC Porto, têm quase 80 anos de história em "comum", desde o primeiro jogo que disputaram em 1931, num duelo que já teve 219 episódios.

Na quarta-feira, no Estádio da Luz, as duas equipas irão defrontar-se oficialmente pela 220.ª vez, num registo que apresenta ligeira vantagem dos "dragões", com mais duas vitórias do que o rival: 84 triunfos, contra 82, e 53 empates.

A vantagem dos “dragões” era ténue à entrada para a 25.ª jornada da Liga, mas o triunfo na casa do rival “encarnado” (2-1) não só lhes garantiu o título de campeão nacional, como aumentou a margem de vitórias entre ambos.

Em tão longo percurso, a maior "fatia" de jogos aconteceu no campeonato nacional (154 jogos), seguindo-se a Taça de Portugal (32 jogos), a Supertaça (25), o extinto campeonato de Portugal (sete) e a recém criada Taça da Liga (um jogo).

Distribuindo os êxitos dos dois emblemas pelas competições nacionais, o FC Porto domina na Liga, com mais sete vitórias, no extinto Campeonato de Portugal (4-3 em triunfos) e na Supertaça (13 contra cinco).

Já o Benfica tem supremacia na Taça de Portugal (20 vitórias e sete derrotas, num total de oito em nove finais ganhas) e na última época na Taça da Liga, a segunda no palmarés dos "encarnados" e primeira frente ao FC Porto.

Até meados da década de 80 do século passado, coube ao Benfica engrossar o palmarés e assumir um papel dominante no futebol nacional (em 83/84 tinha mais 17 triunfos do que o FC Porto), até à chegada de Pinto da Costa ao comando do clube portuense.

Foi o início de um FC Porto forte e ganhador, com um domínio evidente nas duas décadas seguintes, o que também lhe permitiu não só acumular troféus nacionais e internacionais, mas chegar aos tempos de hoje à frente do Benfica no confronto directo entre os dois clubes.

GLOBAL:
SL Benfica: 82 vitórias
FC Porto: 84 vitórias
Empates: 53

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.